09/05/13

Programa em que homens avaliam o corpo de mulheres nuas gera polêmica na Dinamarca.


Thomas Blachman é o criador do novo programa da televisão dinamarquesa, que consiste na avaliação do corpo de mulheres nuas por parte de um "júri". 

A mulher está nua, num quarto, sob um foco de luz e não lhe é permitido falar. Enquanto isto, dois homens sentam-se num sofá e avaliam os seus atributos físicos com uma câmara que amplia as partes do corpo discutidas. Este é o novo programa da televisão pública dinamarquesa e está a gerar polémica.

Blachman, músico e júri na edição local do "X Factor", criou o programa para "os homens poderem discutir a estética do corpo feminino, sem permitir que a conversa se torne pornográfica ou politicamente incorrecta", segundo o jornal The Telegraph.

As mulheres são convidadas e podem ser de qualquer idade e ter qualquer forma ou tamanho. A mulher mais idosa a ser avaliada tem 85 anos. Aceitam despir-se totalmente e aguardam os comentários de Blachman e do convidado de cada sessão.

O programa tem financiamento público no canal dinamarquês DR2 e está a ser emitido em horário nobre. Mas foi recebido com grande indignação por parte dos telespectadores e dos meios de comunicação locais. Por exemplo, as chamadas para o programa foram mesmo canceladas devido à quantidade de críticas recebidas.

Pelo Twitter e Facebook correm críticas como "é um clube de strip claustrofóbico que só serve para fomentar os conceitos clássicos do domínio masculino".

Blachman disse ao The Telegraph que " é um programa que revela o que os homens pensam sobre o corpo feminino. Sinceramente, o que está errado com isso? Agora as mulheres podem saber o que os homens pensam do corpo delas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário