07/03/2014

Por que as pessoas ficam intolerantes, irritadas e explosivas?


A pessoa se torna intolerante e irritada quando está sobrecarregada emocionalmente, quando não consegue dar conta de algumas situações em sua vida. Pode ser por questões que está vivendo hoje, ou por coisas que já aconteceram há muitos anos e não consegue superar.

A pessoa se sente presa e sufocada pelos problemas. Fica carregada de sentimentos negativos, sensível a qualquer situação que a deixe desconfortável, tornando-se cada vez mais impaciente e “explosiva”.
Muitas vezes a pessoa se torna agressiva, briga e desconta sua raiva em quem mais poderia ajudá-la. 
Para entender o que está desencadeando a intolerância e irritação, a pessoa precisa:

Perceber em quais situações existe o desgaste emocional. Em quais situações fica mais estressada? Normalmente quando está em um lugar? Surge determinado assunto, ou quando uma determinada pessoa está junto? O que esse contexto a faz pensar e lembrar?
O que realmente está difícil de suportar e está incomodando hoje?
O que precisa fazer para enfrentar essa situação? 

Os bons relacionamentos são baseados no diálogo. Uma das coisas mais importante na relação é que cada um Fale o que sente e também Escute os sentimentos do companheiro. Quando isso não acontece, o casal costuma se afastar emocionalmente, e depois passam a brigar por qualquer coisa.
           
Reflexão:

Será que dou espaço para o outro nessa relação?
Eu respeito o meu companheiro e seus sentimentos?
Levo em consideração a opinião dele?

Existem “momentos certos” para falar sobre a relação. Não é interessante a conversa ser “pesada” e cansativa, cheia de cobranças. Não é saudável o outro se fazer de vítima, repetir sempre a mesma coisa, manipular a situação, ou atacar e ser agressivo. Agir assim, com certeza será mais difícil a pessoa querer escutar o que diz.

É importante os dois refletirem sobre seus comportamentos, percebendo a necessidade de cada um. Assim, podem “acolher” os próprios sentimentos e também acolher os sentimentos do amado, respeitando o seu espaço e o espaço do outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário