26/03/2015

Morre professor Hélio Alonso, fundador da Facha.



O fundador da Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), professor Hélio Alonso, morreu aos 86 anos na madrugada desta quinta-feira no Hospital Quinta D'Or, na Zona Norte do Rio. De acordo com a família, o educador estava internado no local desde segunda-feira e faleceu vítima de uma parada respiratória. O professor será velado nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), das 16h às 22h. O enterro acontecerá na sexta-feira, às 10h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Hélio Alonso enfrentava um quadro de mielodisplasia, uma doença que afeta a medula óssea, que se agravou na última semana. Segundo a filha Marcia Alonso o Pfisterer, o fundador da Facha lutava contra a doença há um ano.

— Há algum tempo ele não estava mais trabalhando ativamente. Eu, pessoalmente, pensava que teria mais tempo, porque ele sempre melhorava e nos surpreendia. O que fica de lição para nós é esse amor pela educação , esse exemplo de uma pessoa que completou sua formação tarde, mas que acreditava na educação e que formou muitos professores. Ele tinha muito orgulho de ser professor— disse Marcia.

O educador deixa a esposa Josephina Alonso, três filhas, quatro netos e um bisneto.

Em luto, a Facha suspendeu suas aulas por dois dias. A faculdade enviou um email a todos os alunos e membros do corpo acadêmico para informar sobre o falecimento do professor. O diretor executivo da instituição, Paulo Alonso, que organiza a biografia "Hélio Alonso- Construtor de futuros", também lamentou a morte do educador e destacou sua coragem em fundar uma faculdade de comunicação durante a ditadura.

— Ele foi um visionário, na década de 70, quando a gente atravessava um momento conturbado na vida política nacional, nos anos de chumbo, ele resolveu criar justamente uma faculdade de comunicação. Foi um homem sempre muito simples, despido de qualquer tipo de vaidade. É uma perda não apenas para a faculdade, mas para para o estado do Rio. Ele deixa uma obra efetivamente preocupada com a transmissão do conhecimento— afirmou o diretor.

Hélio Alonso nasceu no bairro Barreto, em Niterói, e criou a Facha, uma das principais faculdades de comunicação do Rio de Janeiro, em 1971. Além da instituição, o professor também fundou em 1970 o Colégio Hélio Alonso, no Méier, que nasceu de um curso pré-vestibular — especializado em preparar para a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ— criado por ele em 1954.


Nenhum comentário:

Postar um comentário