26/08/2015

Ex-comissário da Varig retoma greve de fome e provoca ato no Santos Dumont



Ex-funcionários da Varig, aposentados e pensionistas farão um ato de solidariedade, amanhã, às 18h, ao ex-comissário da Varig José Manuel da Rocha da Costa, de 69 anos. Na tarde de ontem, ele voltou a fazer greve de fome no saguão do aeroporto Santos Dumont, no Rio.

É a terceira vez que José Manuel faz o protesto. Os outros dois foram em 2013. Com a greve de fome, o ex-comissário tenta sensibilizar a liberação do complemento da aposentadoria do Fundo de Pensão Aerus, da Varig e da Transbrasil. Quase dez mil aposentados aguardam há anos pelo direito de receber suas aposentadorias integralmente. Atualmente, eles recebem apenas 8% do que deveriam ganhar.

Problema federal
Em 2013, o STF julgou que o governo federal, por ter errado na fiscalização dos pagamentos que a Varig fazia ao Aerus, é responsável pela situação dos pensionistas.

Agora, o grupo espera que o Senado vote rapidamente o Projeto de Lei 02/2015, que determina a liberação de um montante suficiente para pagar o equivalente a dez meses de salário e benefícios.

Amanhã, às 18h, um grupo de ex-comissários e familiares está no setor de desembarque do Santos Dumont para acompanhar o protesto de José Manuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário