19/03/2010

Como eu estava errada...Agora aprendi o correto...


E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'
 
*) No popular se diz:
'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho  carpinteiro'
"Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, se é que um bicho pode ser carpinteiro???"
Correto: 
 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' 
"Tá aí a resposta para meu dilema de infância!"
 
*)  Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: 
' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'
 
"Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?"
 
Tudo bem, eu era uma malinha!
 
 *) 'Cor de burro quando foge.'
O correto é:
'Corro de burro quando foge!'  
Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge??? 
 
*) No popular: 
'Quem tem boca vai a Roma.'
"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia!  Pensava que, quem sabia se comunicar, ia a qualquer lugar!"  
O correto é:
'Quem tem boca vaia Roma.'
 (isso mesmo, do verbo vaiar).
 
*) Outro que todo mundo diz errado,
'Cuspido e escarrado'
 
Quando alguém quer dizer que fulano é muito parecido com outra pessoa. "Esse... Sei lá!"
O correto é:
'Esculpido em Carrara.'
(Carrara é um tipo de mármore que só existe em Carrara - Itália)
 
*) Mais um famoso...
 'Quem não tem cão, caça com gato.'
"Eu tb entendia  errado, mas entendia!  Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda!  Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quiser, mas vai que o bicho tá de bom humor!"
 
O correto é:
'Quem não tem cão, caça como gato....
Ou seja, sozinho!'
Vai dizer que você falava corretamente os ditados acima???

Nenhum comentário:

Postar um comentário