Acho que todos concordamos que uma das coisas mais importantes para se alcançar um objetivo é tomar decisões que nos direcionem ao caminho certo.
Mas parece que algumas pessoas tomam as decisões mais acertadas do que outras e mais rápido acabam alcançando o que querem. Será que essa gente é mais inteligente ou capaz do que outras pessoas?
Todos nós tomamos decisões acertadas em um momento ou outro. Porém, temos mentalidades e objetivos diferentes, portanto, as decisões nos levarão a caminhos e resultados diferentes.
E o que então afeta as nossas decisões?
Basicamente decidimos em função daquilo que nos trás mais satisfação e conforto pessoal. Nossa mentalidade nos direciona a tomar decisões que nos dão prazer, bem-estar e tranquilidade.
Isso é muito claro naquilo que envolve o dinheiro. Na mentalidade de algumas pessoas, gastar dinheiro traz muito mais satisfação do que poupar e investir, portanto, suas decisões serão quase sempre neste sentido, ou seja, no sentido de comprar por comprar ou de se desfazer do dinheiro por um capricho.
Já a mentalidade de outras pessoas está no sentido oposto, ou seja, poupar, investir e empreender são as principais fontes de satisfação com o dinheiro. Essa é a mentalidade que predomina naqueles que serão ricos. São pessoas que valorizam o dinheiro não apenas por aquilo que ele compra, mas por aquilo que o dinheiro produz.
O que proponho aqui é que você pense no tipo de mentalidade que predomina em você. Pense naquilo que lhe trás mais satisfação quando o assunto é dinheiro. Imagine a seguinte questão: ter o carro do ano mesmo que financiado lhe traria mais orgulho e bem-estar do que ter um carro usado e dinheiro investido?
Se você concluir que sua mentalidade é mais de gastador do que de poupador, investidor e empreendedor, é preciso que você comece a transformá-la para aí então tomar decisões cujo objetivo final é ser rico.
Para isso, associe aspectos positivos como independência, liberdade, tranquilidade, status, orgulho, prosperidade etc ao poupador e investidor e associe ao gastador coisas negativas como dependência, dívida, cobrança, angústia, futuro incerto etc.
Esta “técnica” lhe ajudará a progressivamente encontrar muita satisfação em poupar e investir e a repudir gastos desnecessários.
Fonte: DreaMule
Nenhum comentário:
Postar um comentário