
Carros vendidos na América Latina agora também estão sob
a mira do NCAP, um programa europeu de avaliação de carros
que é referência para o mercado local. O projeto Latin NCAP
foi lançado oficialmente, , em São Paulo, com a divulgação do crash test de seis
modelos vendidos na região: Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL PLus,
Fiat Palio ELX 1.4 (com e sem airbags), Volkswagen Gol Trend 1.6 (com e sem airbags),
Peugeot 207 Compact 1.4 (com e sem airbags) e Geely CK 1 1.3. Todos
são fabricados no Brasil, com exceção do último, que é feito na China e ainda
não é vendido no país.
No quesito segurança para adultos, apenas um deles ganhou quatro
estrelas – o máximo são cinco —, o Corolla. E o modelo chinês nem
sequer pontuou. Para crianças, nenhum passou de duas estrelas.
"Escolhemos dois carros (Corolla e Meriva) que são semelhantes
aos vendidos na Europa, três modelos populares (207, Gol e Palio) e
um importado (chinês) sem adaptação, que tem bastante representatividade
de vendas em mercados como Uruguai e Chile", destaca o coordenador
do Latin NCAP, Jean Marie Mortier.
Dentro dos veículos, foram colocados dois bonecos (dummies) adultos no
banco da frente e, atrás, dois bonecos equivalentes a crianças de 3 anos e
de 18 meses, com dispositivo de segurança (cadeirinha ou bebê conforto).
Carros vendidos com airbag como opcional foram avaliados com e sem o
equipamento.Os testes de impacto do programa foram feitos na Alemanha
sob o rigoroso padrão do NCAP europeu, que realiza impactos frontais a 64 km/h.
Como forma de comparação, a lei europeia obriga testes a 56 km/h para
homologar produtos, enquanto que a brasileira exige testes a 48 km/h.
O veículo colidiu com apenas 40% de um obstáculo deformável que
simula um automóvel, como se o motorista tentasse desviar.
Confira o resultado dos testes realizados pelo Latin NCAP (máximo 5 estrelas) | |
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Toyota Corolla XEi Com airbags A maior nota do teste. Boa proteção para cabeça e peito de adultos por causa dos airbags, embora haja risco para os joelhos por ação de estruturas do painel. No entanto, houve falha na segurança da criança com três anos, já que a cabeça do boneco infantil entrou em contato com as costas do banco do condutor durante o impacto. O assoalho permaneceu íntegro e a carroceria se manteve estável durante o impacto. | |
Chevrolet Meriva GL PLCom airbags Durante o impacto, o porta-malas abriu, colocando os passageiros sob risco de ejeção. No entanto, os airbags protegeram bem cabeça e peito. Estruturas do painel colocaram em risco os joelhos do motorista e do passageiro e as pernas do motorista. No caso da proteção para crianças, a cadeirinha infantil foi incapaz de prevenir o avanço do ocupante no momento do impacto — a cabeça do manequim bateu nas costas do banco dianteiro.us | |
Fiat Palio ELX 1.4 Sem airbags No caso da versão sem airbag há alto risco de morte para o motorista, devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor. No entanto, mesmo a versão com as bolsas de proteção traz risco médio de lesão ao peito. Joelhos também ficaram vulneráveis a estruturas perigosas do painel. Para as crianças, o modelo proporciona proteção adequada, mas as instruções de instalação do equipamento de proteção não são suficientes, podendo colocar em risco a estabilidade das cadeirinhas. | |
Volkswagen Gol Trend 1.6 Sem airbags 2 com airbags No caso da versão sem airbag há alto risco de morte para o motorista, devido ao dano causado pelo volante à cabeça e ao peito do condutor. A duas versões trazem riscos aos joelhos, por causa da estrutura do painel. Outro ponto agravante é o risco aos pés do motorista por causa da posição elevada dos pedais e à fraca estrutura do assoalho. No caso das crianças, o carro oferece proteção adequada, porém as instruções de instalação do equipamento de proteção não são suficientes, podendo colocar em risco a estabilidade das cadeirinhas. | |
Peugeot 207 Compact 1.4 (hatch) Sem airbags (vídeo não foi divulgado por problemas técnicos, segundo a Proteste Com airbags Mesmo na versão com airbag, o Peugeot 207 foi incapaz de evitar que o peito do motorista atingisse o volante em caso de colisão frontal. Ainda com o uso do cinto, em caso de colisão frontal, joelhos, pernas e pés podem ser lesionados pelos pedais, por estruturas perigosas no painel e por rupturas do assoalho. Sem o airbag, as lesões são ainda maiores, por causa da falta de proteção para a cabeça, o que pode causar mortes. Além disso, a carroceria não consegue absorver impactos mais fortes, o que não torna o 207 um modelo recomendável para o transporte de crianças. | |
Geely CK 1 1.3 Sem airbags O único modelo não vendido no Brasil obteve o pior resultado do teste. Foi constado elevado nível de lesões a todas as partes do corpo do motorista, o que pode levar à morte. Para crianças, houve proteção adequada nas cadeirinhas, mas a carroceria muito fraca não absorve o impacto da colisão. A deformação da estrutura do carro é imensa, limitando a chance de sobrevivência do passageiro da frente. Apesar de o carro não ter airbag, o risco é tão grande que a presença das bolsas de proteção não faria diferença. Outro aspecto negativo é que as cadeirinhas recomendadas pela fabricante não se encaixam perfeitamente ao carro. |
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