06/11/2010

Rio de Janeiro lança o Instituto Merchandising Brasil.

Foi lançado no dia 15 de setembro, no Rio de Janeiro, o Instituto Merchandising Brasil, que é um braço do Instituto Francês do Merchandising IFM e do Instituto Suíço do Merchandising. Para formalizar a criação da instituição, houve um almoço no restaurante Albamar, na Praça XV, que contou com as presenças de Fréderic Perodeau, principal executivo do IFM e também da presidente do Instituto brasileiro, Sylvia Demetresco.

O IMB tem como objetivos: organizar conferências, encontros entre profissionais, exposições, viagens de reconhecimento, além de montar uma biblioteca e uma materioteca de VM para seus sócios, divulgar, dividir e criar uma teia de atores nacionais e internacionais na área do VM, promover encontros com a produção e a indústria, criar uma formação específica e se unir a outras áreas profissionais que apresentem correlação com esses interesses.

O lançamento do Instituto acontece em função dos resultados espetaculares do projeto Imagens Urbanas, realizado em 2009, com a curadoria de Ana Lúcia Simões-Corrêa.

Com sua segunda edição marcada para novembro, o evento Imagens Urbanas volta a fazer palestras e debates sobre o VM na cidade, e sobre a relação e o papel do comércio e da cultura na revitalização de áreas degradadas e no aumento das vendas, a partir de um melhor visual nas lojas.

O comitê conta com alguns nomes de especialistas do VM do Rio de Janeiro e de São Paulo, presentes no lançamento, tais como; Renato Freitas -VM Richards, Anna Tornaghi e Adriana Macedo -VM Antônio Bernardo, Monica Saboia Saddi V&M Design – Depto de Artes e Design PUC – Rio, Márcia Ribeiro- CCFB (Câmara do Comércio França Brasil), Eliane Pszczol – Sintonia Urbana, Luiz Stein-LSD-Design, Vera Barretto – Shopfitting, Roberto Meireles – Instituto RioMODA. e está aberto à criação de comitês especializados, e com essa finalidade as inscrições estarão abertas durante o evento Imagens Urbanas 2010, nos dias 16 e 17 de novembro próximo.

O Instituto Merchandising Brasil contará, em sua estrutura, com representantes das várias especialidades envolvidas com VM e com nomes bastante representativos, tais como:

» Rita Regamey (ISM) – Cofundadora e Estudos de Merchandising Visual
» Sylvia Demetresco – Cofundadora e Pesquisa Vm
» Ana Lúcia Simões-Corrêa – Cofundadora e Gestão
» João Ciacco – Marketing
» Ana Claudia Alves De Oliveira – Pesquisa Estudos Semióticos
» Eliane Pszczol – Cofundadora e Gestão
» Kathia Castilho – Moda
» Frederic Perodeau (IFM) Cofundador
» Roberto Meireles – Cofundador
» Vera Barretto – Eventos
» Heloisa Omine – Eventos
» Ana Paula Miranda – Marketing
» Carol Garcia – Marketing
» Eloise Amado – Arquitetura
» Mario Queiroz – Moda
» Márcia Ribeiro – Comércio
» Isabela Keiko – Jornalista e Associações Têxteis
» Iesa Rodrigues – Jornalista
» Monica Sabóia Saad – Cofundadora Pesquisa Estudos Vm
» Anna Tornaghi – Cofundador Marketing e Vm

O VM não conhece fronteiras!

O VM é uma estratégia para bons negócios, tanto do lado da indústria…vender melhor seus produtos e, do lado da distribuição… rentabilizar a loja….com competencia !

Enfim, o  VM é para se refletir sobre o consumo e o produto. Melhorar cada vez mais as imagens das cidades, pois a cidade nada mais é do que o reflexo de nós mesmos!

Instituto Merchandising Brasil / Festa de Lançamento


Instituto Merchandising Brasil / Festa de Lançamento


Fonte: imagensurbanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário