02/07/2011

Promoção no trabalho...


Você está no emprego dos sonhos, cumpre todas as suas tarefas diárias e gosta de contribuir para o crescimento da empresa, já que acredita na sua missão. Agora, só falta uma promoção para tudo ficar perfeito. Mas afinal, você está no caminho certo? O consultor organizacional Ricardo Piovan explica que, antes de tudo, é bom refletir sobre seu trabalho

"A primeira reflexão necessária para iniciar este processo é perguntar para si mesmo se realmente está na hora de ser promovido, pois é natural dos profissionais acharem que sabem muito mais que as pessoas que estão acima de seus cargos. É fácil observar estagiários que acabaram de conseguir seu estágio acreditarem que após uma semana de trabalho já deveriam ser efetivados", conta ele.

Piovan também aponta duas questões básicas que devem ser analisadas mentalmente pelo profissional que deseja subir na carreira. A primeira: consigo executar todas as minhas tarefas com excelência? Como essa resposta é bem relativa, em caso de dúvidas, vale a pena conversar com seu chefe para ter um feedback sobre sue trabalho.

A segunda pergunta a ser respondida é se você é eficaz ou eficiente. O consultor explica a diferença. "Eficaz é uma pessoa que ao ver uma fila a organiza, isto é, faz a fila andar e funcionar direitinho. Agora, eficiente é o profissional que ao ver a fila, busca conhecimento para acabar com ela, pois filas são processos arcaicos que não podem mais existir".

Se você respondeu sim na primeira questão e se considera um profissional eficiente, é bem provável que vá ser promovido. 
Para garantir a promoção e continuar fazendo um bom trabalho, Piovan alguns  passos para quem almeja subir na empresa.

- Consiga o apoio do seu chefe ajudando-o a atingir os objetivos dele. 

- Na busca pela promoção, não dê motivos para ele pensar que você não está interessado em fazer um bom trabalho na função atual. 
- Você precisará do apoio dele para conseguir o cargo e se não estiver fazendo direito o seu trabalho, não será promovido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário