02/08/2012

Respirar....


A raiva, a depressão, a tristeza, todos esses sentimentos são associados a maneiras de respirar e podem ser transformados com uma mudança no ritmo respiratório. A raiva pode ser transformada em compaixão, a depressão em serenidade, a tristeza em sensibilidade, ou até mesmo em alegria se você preferir. A respiração desbloqueada se torna música para você.

Nossa maneira de respirar pode mudar nossa percepção da vida.

Respirar é, mesmo, sinônimo de vida; mas a quase totalidade das pessoas prefere ignorar esse fato. E, claro, paga um preço por isso. As grandes mudanças qualitativas que podem ocorrer em sua vida, podem ocorrer principalmente através da respiração.

É imediato, uma vez que você liberta a respiração, começa a se perceber mudando em todas as particularidades e níveis, e se descobre com todas as habilidades mais afinadas. A sua dispersão se transforma em atenção, a insegurança em confiança, os seus medos vão espontaneamente se dissipando e você repentinamente encontra entusiasmo para levar a sua vida à frente.

Mudar a respiração não muda tudo em nós, mas muda muita coisa e certamente, muda o que nos é mais essencial.

Se por dezenas de anos sua respiração vem sendo superficial, a sua musculatura se tornou fixa e você não tem mais a mesma disposição para lutar por aquilo que quer e acredita; e não sabe de onde vem a falta de disposição. Mas isso pode ser mudado. A respiração pode ser progressivamente restaurada e você desenvolver potenciais que vinham sendo esquecidos ou postos de lado e, com isso, ter um melhor proveito em todas as áreas da sua vida. Um jogador de futebol que fica 15 dias parados, quando volta a jogar, já não consegue um desempenho à altura de seu desafio e de suas qualidades. Imagine se seus músculos respiratórios ficaram dezenas de anos sem serem devidamente utilizados… É necessário agora uma revitalização respiratória, que significará uma fisioterapia emocional e vital para você.

Respirar amplamente é ampliar a consciência. Respirar totalmente é otimizar a saúde. Respirar livremente é ser saudável emocionalmente. Enfim, respirar bem é o primeiro e o mais definitivo passo para se tornar uma pessoa feliz, consciente e realizada.

Dicas para uma melhor respiração;

1 - Para conseguirmos respirar mais profundamente, é necessário que a musculatura peitoral esteja alongada e relaxada. Pela manhã, ao sentar-se na cama, procure fazer alongamentos dos músculos peitorais, elevando os braços acima da cabeça e entrelaçando as mãos no alto.
Fique de pé e continue alongando os braços unidos para cima. Com os pés unidos abaixe o tronco e apoie as duas mãos na base da janela. Permaneça nesta posição por alguns minutos.

2 - Um dia pleno de atividades o espera. Procure respirar plenamente pela manhã, enchendo os pulmões de ar e soltando vagarosamente. Repita esta operação por três vezes.

3 - Se trabalhar sentado, procure fazer pequenas pausas de duas em duas horas para alongar a coluna e levantar os ombros. A postura ereta também facilita a respiração profunda.

4 - Pelo menos uma vez por semana procure caminhar em um espaço verde para melhorar a qualidade do ar respirado.

5 - Comece a prestar atenção em sua respiração. Através deste processo vital você também se alimenta de oxigênio.




Um comentário: