A história do uísque no Japão começa envolta em uma lenda: a chegada de espíritos ocidentais no final do século XIX na forma de uma caixa de Old Parr, trazida em 1872 pela missão de comércio de Iwakura, que regressava da Escócia. Começava aí um caso de amor dos japoneses com o uísque.
Atualmente, quatro grupos dividem a produção no país: o Suntory, o Nikka, o Sunraku Ocean e o Kirin Seagram. O uísque japonês começou como uma cópia do escocês, mas com o passar do tempo adquiriu personalidade, graças à pureza da água, à presença de turfa (material proveniente da decomposição natural de elementos vegetais) no solo da ilha de Hokkaido, à alta tecnologia e à mão de obra qualificada.
Nos últimos anos, o Japão vem ganhando diversos prêmios nas degustações internacionais. Um deles é a medalha de ouro da San Francisco World Spirits Competition concedida ao Hibiki 17 anos que também ficou famoso por sua aparição no filme Encontros e Desencontros (2003), em que o ator Bill Murray é contratado para gravar um comercial dele.
Junto com ele, o Single Malt Yamazaki 12 anos, também produzido pela Suntory, é importado para o Brasil pela Tradbras. A eles, somam-se os uísques Kakubin, o Hakushu 12 anos e o Hibiki 12 anos, que estarão à venda por aqui no segundo semestre, segundo anúncio feito no último dia 19/7, pelo presidente da Suntory Liquors, Yasunori Aiba.
Eles podem ser encontrados em lojas e restaurantes especializados. É o caso do restaurante Aizomê, que fica no bairro dos Jardins, em São Paulo, e criou um menu harmonizado de sete pratos com eles.
Conheça alguns deles:
O Hibiki 17 anos, da Suntory, é perfeito para tomar puro. É possível sentir o carvalho e notas de baunilha. Tem um final longo e prolongado. Preço médio: R$ 530
O Hibiki 12 anos, que chega ao Brasil no segundo semestre, ganhou medalha de ouro no International Spirits Challenge (ISC), uma das mais importantes competições de destilados do mundo que ocorre anualmente em Londres. Tem notas frutais de de abacaxi, ameixa, framboesa e mel, além de paladar suave e macio.
O single malt Yamazaki 12 anos, da Suntory, tem um toque de frutas secas e é mais potente. Ele pode ser suavizado com um pouco de água ou gelo. Preço médio: R$ 430.
O Kakubin, que é o uísque mais consumido no Japão atualmente, chega ao Brasil no segundo semestre. O país será o primeiro da América a receber o produto. Seu blend foi feito pelo fundador da empresa, Shinjiro Torii, em 1937, e a garrafa imita um casco de tartaruga, símbolo da longevidade no Japão. Tem o aroma bastante floral, leve, com leve toque de malte e mel, que se repete no paladar. O acabamento é curto e pouco apimentado.
O Hakushu 12 anos tem um aroma frutado, de folhas verdes, maçã verde, que combina com defumado suave. O paladar é de pêra doce, cookie de manteiga, com acabamento levemente seco.
O Taketsuru 12 anos, da Nikka, é suave e frutado, lembrando maçã verde e alcaçuz. Preço médio: US$ 58 (não é vendido no Brasil)
O single malt Yoichi 15 anos, da Nikka, tem aroma que lembra baunilha e canela, e sabor complexo de começo defumado e persistência em boca. Preço médio: US$110 (não é vendido no Brasil)
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