Na última quarta-feira, o jornal Chicago Sun Times ironizou a derrota para o Rio de Janeiro na escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 estampando em sua capa uma imagem dos protestos que têm acontecido na cidade junto à pergunta "perdemos para isso?". Nesta sexta, o prefeito Eduardo Paes não poupou as palavras para rebater as críticas dos americanos.
"Babem de inveja, somos muito melhores do que vocês. O Rio não é o paraíso e não é a cidade mais perfeita do mundo. Longe disso, ninguém está dizendo que é e que não temos que criticar falhas. O prefeito está aqui para isso, admitir erros quando eles acontecem, mas não dá para ficar o tempo todo com esse complexo de vira-latas, pensando que somos os piores", disparou Paes à Rádio CBN do Rio de Janeiro.
Apesar de assumir os erros da cidade, Paes exaltou o "espírito" do Rio de Janeiro e sua população e citou o andamento da Jornada Mundial da Juventude, evento que chamou de "lindo". Além disso, o prefeito comparou a sede dos Jogos de 2016 com Chicago, acreditando ser justa a decisão do Comitê Olímpico Internacional.
"O Rio é uma cidade que tem problemas de infraestrutura, mas que está avançando, está olhando para frente. Chicago está morrendo de inveja da gente. Aquilo é uma cidade, perto da nossa, que é um horror. É fria, cheia de conflitos raciais, guetos onde os pretos e os brancos não se misturam. Chicago perdeu porque é pior que o Rio. Com todo respeito a Chicago, perdeu para o Rio porque o Rio é melhor. Perdeu para o Rio porque os cariocas são mais receptivos", concluiu.
Realizada em 2011, em Copenhague (DIN), a fase final da eleição para sede dos Jogos Olímpicos de 2016 contou também com Madri e Tóquio. Após a eliminação de Chicago e Tóquio, respectivamente, Rio de Janeiro disputou com a capital espanhola o direito de receber o evento, vencendo com 66 votos contra 32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário