24/10/2013

INVENÇÕES CHINESAS... ... .


PAPEL - Foi inventado pelo cortesão do império chinês Ts'ai Lun (50-121). Ele refinou e popularizou o processo de misturar fibras de árvores e caules de trigo com a casca de um tipo de amoreira, triturando-as e colocando a mistura sobre um tecido trançado.


Gáfica - Foram inventados em 1041 pelo alquimista Bi Sheng. Ele cortou uma série de blocos de argila úmida, inscreveu na superfície de cada um deles um ideograma chinês e os queimou para endurecê-los. Os impressores colocavam esses caracteres em um suporte de ferro coberto com uma mistura de resina terebintina, cera e cinzas de papel, dispondo-os de modo a refletir o que seria impresso na página.


PÓLVORA - Foi criada por alquimistas chineses no século 9. Consiste em uma mistura de nitrato de potássio, carvão vegetal e enxofre.



SERICICULTURA - De acordo com vestígios arqueológicos, as técnicas de criação de larvas para a obtenção de seda já existiam por volta do ano 5.000 a . C. O produto era a mercadoria mais cara da China.



PAPEL-MOEDA - Devido à falta de cobre, a dinastia Tang introduziu esse novo sistema monetário no ano 806; mais de 800 anos antes de o papel-moeda surgir na Europa.


 
BÚSSOLA - Os chineses descobriram o efeito direcional da magnetita no século 4 a .C. As primeiras bússolas consistiam em um pedaço de pedra-ímã preso a um pau para flutuar em uma bacia de água.


GARFO - Os primeiros utensílios, feitos de ossos, foram encontrados em sítios arqueológicos chineses de cerca de 2.400 a .C.
 


MACARRÃO - De acordo com a lenda, o explorador italiano Marco Polo levou a massa da China para a Europa no ano 1292.


SINOS - Foram inventados em meados de 3.000 a .C. e eram chamados de lings. Um dos exemplares mais antigos foi encontrado em Henan, na China Central. No século 5 a .C. os sinos eram usados como instrumentos musicais em rituais



CARRINHO DE MÃO - Foi inventado pelo chanceler chinês Zhuge Liang durante a dinastia Han. Era usado em campanhas militares para levar suprimentos a soldados feridos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário