02/03/2014

Espero que a presidente Dilma, não tenha o mesmo talento de Lula para ... ... .

A revista Veja desta semana (edição 2363) traz uma matéria interessante sobre as asneiras de Lula e Dilma pronunciadas em discursos.
Lula dizia impunemente os maiores absurdos históricos ("Napoleão visitou a China)", geográficos("o Oceano Atlântico separa o Brasil dos Estados Unidos"), físicos ("a poluição do ar decorre do fato de a Terra ser redonda e, ao girar, o Brasil passar na atmosfera dos países ricos poluidores"). Ele dizia essas (e outras) besteiras em tom professoral - o que tornava as cenas ainda  mais ridículas.  E não aparecia um único assessor com coragem  para arriscar o pescoço e dizer: "Calma, presidente, a estupidez tem limites".

Em seu discurso de 24/02, na VII Cúpula Brasil-Europa, em Bruxelas,Dilma protagonizou um momento constrangedor para ela e, como representante do Brasil, para todos os brasileiros. Disse estar satisfeita por estar presente na "VI Cúpula". Mas, não foi esse o maior dos deslizes da presidenta. Ela deu um grande trabalho ao tradutor simultâneo e ao responsável pelas transcrições  dos discursos no blog do Planalto.

Falar de improviso, salienta Veja, é sempre um risco para qualquer orador. Poucos líderes conseguem sustentar, de forma convincente, um discurso diante de plateias tarimbadas. Mas, eles devem sempre contar, além de bom-senso e  autocrítica, com uma assessoria eficiente.

Lula ainda lidera o ranking das asneiras ditas em público. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário