31/03/2014

Uma cidade envolta em mitos, engolida pelo Mar Mediterrâneo e enterrada na areia e na lama por mais de 1.200 anos.


Uma série de importantes achados arqueológicos tem sido gradualmente descoberto no porto de Heraklion, localizado no antigo Egito, de acordo com anúncios feitos em uma conferência científica internacional na Universidade de Oxford. A cidade costeira no delta do Nilo, chamada de Heraklion pelos gregos e Thonis pelos egípcios, era uma importante porta de entrada para o Egito durante o primeiro milênio a.C, enquanto que agora, afundada, está localizada a cerca de 6,5 km da costa. De acordo com as últimas provas, antes da fundação de Alexandria, ela era um dos maiores centros comerciais do Mediterrâneo. 

Heraklion - Acessado em 27 de março de 2013 de http://historyoftheancientworld.com/2013/03/research-sheds-light-on-ancient-egyptian-port-and-ship-graveyard/

Heraklion – Acessado em 27 

de março de 2013 


 Pesquisadores do Centro de Oxford de Arqueologia Marítima (OCMA), em colaboração com o Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM) e do Departamento de Antiguidades do Egito, vêm realizando pesquisas na região desde 2000. “Pesquisas têm revelado uma enorme paisagem submersa com restos de pelo menos dois grandes antigos assentamentos em uma parte do rio Nilo, onde os canais navegáveis naturais e artificiais se cruzaram, disse o Dr. Damien Robinson, diretor do Centro de Oxford para a Arqueologia.

Até agora, 64 naufrágios antigos e mais de 700 âncoras foram descobertos a partir da lama da baía. Outros achados incluem moedas de ouro, pesos de Atenas (que nunca foram encontradas em um sítio egípcio) e tábuas gigantes inscritas em egípcio antigo e grego antigo. Os investigadores pensam que esses artefatos apontam a proeminência da cidade como um centro de comércio movimentado.

Os pesquisadores também descobriram uma variedade de artefatos religiosos na cidade submersa, incluindo esculturas de pedra de 16 metros de altura que se pensa ter adornado o templo central da cidade e sarcófagos de pedra calcária que se acredita ter contido animais mumificados.

Especialistas têm se maravilhado com a variedade de artefatos encontrados e ficaram igualmente impressionados com o quão bem eles estão preservados.

"A evidência arqueológica é simplesmente impressionante", Professor Sir Barry Cunliffe, da Universidade de Oxford arqueólogo que tomou parte na escavação, disse em um comunicado obtido pelo The Huffington Post. "Ao ficar intocados e protegidos por areia no fundo do mar, durante séculos, eles estão brilhantemente preservados."

Click no link abaixo e veja uma  escultura de pedra de 16 metros de altura.

http://youtu.be/ulyuMpqXd-U


Nenhum comentário:

Postar um comentário