18/04/2014

A Torre de Belém... ... .



 

 






A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Esta fortificação integrava o plano defensivo da barra do rio Tejo projetado à época de João II de Portugal (1481-95). Concluída em 1520. 
O monumento reflete influências islâmicas e orientais, que caracterizam o estilo manuelino e marca o fim da tradição medieval das torres de menagem, ensaiando um dos primeiros baluartes para artilharia no país.
Parte da sua beleza reside na decoração exterior, adornada com cordas e nós esculpidos em pedra, galerias abertas, torres de vigia no estilo mourisco e ameias em forma de escudos decoradas com esferas armilares, a cruz da Ordem de Cristo e elementos naturalistas, como um rinoceronte, alusivos às navegações. O interior gótico, por baixo do terraço, que serviu como armaria e prisão, é muito austero.
A sua estrutura compõe-se de dois elementos principais: a torre e o baluarte. Nos ângulos do terraço da torre e do baluarte, sobressaem guaritas cilíndricas coroadas por cúpulas de gomos, ricamente decorada em cantaria de pedra.
A torre quadrangular, de tradição medieval, eleva-se em cinco pavimentos acima do baluarte, a saber:
Primeiro andar - Sala do Governador.
Segundo andar - Sala dos Reis, com teto elíptico e fogão ornamentado com meias-esferas.
Terceiro andar - Sala de Audiências
Quarto andar - Capela
Quinto andar - Terraço da torre

Nenhum comentário:

Postar um comentário