22/05/2014

É portuguesa a primeira mulher a treinar um time profissional de futebol masculino.



A portuguesa Helena Costa foi apresentada, nesta quinta-feira, oficialmente como treinadora do Clermont Foot, da segunda divisão francesa de futebol, e já conta com o apoio da numerosa comunidade portuguesa que vive em Clermont-Ferrand.

Helena Costa, de 36 anos, é a primeira mulher a treinar um clube profissional de futebol masculino e para os portugueses que vivem na área "não é por ser mulher que não pode treinar uma equipe de homens porque o que se quer é que tenha as boas táticas".  Espera-se que a chegada dela possa trazer jogadores de Portugal para fortaleer o time.

Para Fernando dos Santos, presidente do clube Portugal FC Clermont e sócio do Clermont Foot,  que na cidade há 46 anos, "foi uma surpresa a contratação de Helena, mas uma coisa boa porque antes ninguém localizava Clermont no mapa e agora já se fala a nível mundial", disse.

O objetivo  dos dirigentes do clube que a contrataram é manter o Clermont Foot na segunda divisão,  mas reconhecem que "seria uma bomba se ela conseguisse subir a equipe para a primeira divisão porque nunca houve uma mulher a treinar uma equipe de profissionais".

De qualquer forma, Fernando dos Santos espera  que a chegada dela, considerada pela mídia portuguesa "um fenômeno midiático",  traga  maior motivação para o futebol na região, porque "no ano passado o futebol jogado pelo time não era bonito nem tinha interesse nenhum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário