15/05/2014

Em bom Português. Será... ... .


Depois de reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que o governo brasileiro quer "estimular a entrada regular de haitianos com visto no Brasil" e, para isso, uma ampla campanha será feita no Haiti, a fim de esclarecer a vantagem de o nacional que quiser vir para cá, que o faça somente pelos meios legais, para que possa ser beneficiado por políticas de apoio a imigrantes. Cardozo não disse que políticas seriam essas, mas negou acesso, por exemplo, ao Bolsa Família. O ministro da Justiça afirmou, no entanto, que os haitianos poderão ter "assistência social em geral".

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, por sua vez, disse que o Itamaraty já ampliou em dez vezes a capacidade de emissão de vistos no Haiti. "Queremos que os haitianos venham garantindo a entrada normal e não precária, passando pela mão de quadrilhas ou coiotes", de forma desorganizada, como está ocorrendo atualmente, segundo Figueiredo. O ministro negou, no entanto, que exista uma política de incentivo à vinda de haitianos para o Brasil. Negou ainda que o governo brasileiro vá colocar à disposição dos haitianos qualquer tipo de transporte para trazê-los para o Brasil.

Cardozo anunciou três medidas após a reunião, que incluiu a mobilização de oito ministérios: estimular a emissão de vistos para haitianos em seu país, a criação de unidades nos Estados para onde os haitianos estão se dirigindo e que o Itamaraty entre em contato com os países por onde os haitianos estão passando a caminho do Brasil, para que eles possam receber o visto de entrada.

Os números disponíveis no governo apontam que mais de 21 mil haitianos ingressaram legalmente no Brasil entre 2010, quando houve o terremoto no Haiti, e 2013. A maior parte destes haitianos chegou ao Brasil pela fronteira do Acre, depois de cruzar o Equador e o Peru. No Acre, os haitianos receberam documentos e abrigo na cidade de Brasileia. Só que, depois, centenas deles seguiram para São Paulo, em busca de oportunidades. Travou-se, então, uma batalha política entre os governos do Acre e de São Paulo, com os governantes paulistas acusando o Acre de estar repassando o problema. Os petistas Tião Viana e Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, começaram a discutir pela imprensa por causa dos haitianos. O governo federal decidiu, então, intervir na questão para tentar reduzir a tensão criada e adotar uma política de atendimento aos haitianos que teria apoio federal.

O ministro das Relações Exteriores acrescentou que a intenção é não haver nenhuma política de restrição aos haitianos, como hoje. "Simplesmente vamos ter um novo tipo de organização dessa entrada, para atendê-los de uma forma que evite os coiotes. Hoje em dia os haitianos estão sendo vítimas, para chegar ao Brasil, de coiotes. Na verdade, o que nós buscamos é que eles tirem o visto nas nossas embaixadas ou no Haiti ou na rota para o Brasil para que entrem aqui plenamente documentados e protegidos de quadrilhas de crime organizado que fazem hoje em dia esse tráfico de pessoas", completou Figueiredo. O ministro explicou que nos dias atuais o Brasil concede cerca de mil vistos por mês. 
Matéria do Estadão.
O OUTRO LADO DO  CASO DOS HAITIANOS E O MISTÉRIO DE SUAS VIAGENS.
O Brasil não faz divisa com o Haiti.
Está até que bem longe do Haiti e jamais teve qualquer tipo de relação verdadeira.
Até hoje ninguém entendeu porque Lula manteve uma força de "paz" de soldados brasileiros no Haiti, sob um custo absurdo de dinheiro dos cofres brasileiros por tanto tempo.
Que se fizesse uma vaquinha de dinheiro de alguns países, que o Brasil participasse desta vaquinha, mas não deixar lá soldados brasileiros que não tinham a menor ideia do que faziam ali.
Na época falavam em 2 bilhões de dólares de custo.
Isto é coisa pra Estados Unidos, Russia e Japão, não pra Brasil ficar bancando.
Passa o tempo ...
De repente começa a entrar uma quantidade enorme de 
haitianos tipo 20 mil pessoas dentro do Brasil, sem documentação, sem autorização, através do Acre.
Onde estava a guarda constitucional da fronteira que permitiu invasão de 20 mil haitianos que vieram de um país que não tem fronteira com o Brasil?
Será que não funciona mais aquele serviço de inteligência do Exército?

O Haiti fica longe do Brasil.
Alguém forneceu a logística pra que 20 mil haitianos viessem até a América do Sul e entrassem no Peru.
Por que o Peru? Será que é matemática e inteligência de guerra?
Lógico que o Peru não queria acolher os haitianos porque eles não tem qualificação profissional.
Aliás a Polícia Federal descobriu que muitos tem qualificação sim, são milicianos no Haiti.
Agora o governador do Acre arrumou dinheiro pra mandar os haitianos pra São Paulo. E o prefeito de São Paulo, Haddad, já tinha todo material preparado pra acolher os haitianos colocando uma tropa de trabalhadores pra deixar em boas condições um galpão bem reformado com todas as boas condições de sobrevivência.
Este é o mesmo prefeito que deixa nas ruas os brasileiros que são moradores de rua.
Por que isso???
Será que está acontecendo uma invasão do território nacional e da soberania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário