30/05/2014

Inscrições para o Sisu começam dia 2 de junho.

As inscrições para uma vaga na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, começam pela internet no dia 2 de junho e vão até 4 de junho. Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição da segunda edição deste ano será menor – dois dias a menos que no ano passado. O cronograma foi anunciado nesta sexta-feira (30) pelo ministro Henrique Paim.
Segundo Paim, a redução do prazo não deve significar queda ou sobrecarga no sistema. O ministro disse que as inscrições costumam se concentrar no primeiro e último dias, e por isso o prazo será suficiente. A partir do segundo dia de inscrição - 3 de junho - os alunos terão acesso às notas de corte para escolherem os cursos.
Na edição deste ano, o Sisu disponibiliza mais de 51 mil vagas, em 67 instituições. O curso de pedagogia é o com maior oferta, e houve acréscimo de vagas em medicina e engenharia, entre outros cursos. "Esse processo revela uma evolução na credibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", disse Paim.
Segundo o ministro, também há mais vagas destinadas por políticas de cota. Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Na avaliação do ministro, isso demonstra que as universidades estão se antecipando à lei aprovada em 2012, que prevê que metade das vagas deverá ser ofertada nessa modalidade.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão de 9 a 13 de junho. A segunda chamada está prevista para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho. Como o período coincide com alguns jogos da Copa do Mundo e em algumas cidades pode haver ponto facultativo, o ministro admitiu que podem ocorrer alterações no calendário nessas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário