07/06/2014

As calças mais antigas já encontradas e como elas continuam na moda.



Quando dois pastores do oeste da China vestiram suas calças e saíram para trabalhar, a última coisa em que pensaram, provavelmente, foi em fazer história. Para eles, como para nós, as peças deviam ser um bocado banais: usavam-nas para se proteger do frio e poder montar a cavalo com liberdade de movimento. As roupas passariam despercebidas não fosse pela idade: descobertas em um cemitério por arqueólogos alemães, as calças dos dois pastores foram confeccionadas há cerca de 3300 anos. São as mais antigas já encontradas no mundo e podem confirmar teorias sobre a  origem da vestimenta.
Levis Strauss inventou o jeans em 1873 e Chanel deu calças às mulheres para lhes permitir maior "senso de liberdade". Mas foram os nômades chineses os primeiros a perceber que peças de pano acompanhando o desenho das pernas facilitavam a vida de quem precisava cavalgar. Com pernas retas e virilha larga, as duas calças de lã chinesas foram encontradas pelo time liderado pelos arqueólogos Ulrike Beck e Mayke Wagner, do Instituto Arqueológico Alemão de Berlim. Os pesquisadores trabalhavam do cemitério de Yanghai, na bacia do rio Tarim. Suas descobertas foram publicadas no periódico Quaternary International.
Esse novo trabalho definitivamente ampara a ideia de que as calças foram inventadas por cavaleiros e pastores nômades, e foram então levadas para a bacia do Tarim", disse o arqueólogo especialista em China Victor Mair, da Universidade da Pensilvânia, ao site Science News.
Antes de haver calças, as pessoas tinham de vestir longos vestidos, túnicas, togas e robes. Pouco prático para as populações nômades da Ásia, que tinham de percorrer longas distâncias a cavalo, muitas vezes sob clima frio. A teoria mais aceita, reforçada por essas descobertas, é de que as peças foram inventadas pelas populações ao norte da bacia do Tarim há 3400 anos. Não há registros delas naquela região – ali, o clima não permitiu que restos orgânicos chegassem aos nossos tempos.

As peças recém-descobertas foram encontradas mais ao sul, e resistiram ao tempo  graças a uma combinação de clima seco e verões quentes, que preservou os corpos e material orgânico na bacia do Tarim. Mais de 500 túmulos foram escavados na região desde a década de 1970. Pesquisas anteriores lideradas por Mair, da Universidade da Pensilvânia, já haviam encontrado peças quase tão antigas quanto essas. Uma das múmias que ele exumou, conhecida como homem Cherchen, usava caças de lãs cor de vinho.
As peças recém-descobertas também são feitas de lã e contam com charmosos padrões geométricos. São antigas mas, convenhamos, não chegam a estar fora de moda. Observadores atentos vão perceber que sua influência na moda sobrevive nos modelos mais atuais. Ah, se ao menos aqueles pastores chineses soubessem o sucesso que fariam hoje...


Nenhum comentário:

Postar um comentário