25/07/2014

Arquitetos franceses sugerem que estádios da Copa virem moradia para sem-teto.

A grande dúvida depois da Copa do Mundo é o que fazer com tantos estádios de futebol, alguns em locais onde quase não existem times de futebol? Foi pensando nisso que dois arquitetos franceses propuseram uma solução para os candidatos a elefantes brancos: transformar os estádios em moradia para a população sem-teto, projeto que ganhou o nome de "Casa Futebol".

Axel de Stampa e Sylvain Macaux, idealizadores do "1 Week 1 Project" (1 Semana 1 Projeto, em inglês), coletivo definido por eles como "arquitetura espontânea", sugerem que algumas arenas deveriam abrigar pequenos apartamentos (módulos de aproximadamente 105 m²) para pessoas carentes que atualmente não têm onde morar. A dupla já desenhou como seriam os conjuntos habitacionais do Mané Garrincha, em Brasília (foto) e da Arena das Dunas, em Natal. Jogos de futebol não deixariam de acontecer nesses locais - as partidas, inclusive, ajudariam a custear a projeto.

Os arquitetos reconhecem a dificuldade de conseguir emplacar um projeto como esse, mas pedem uma reflexão sobre a importância de inovar na hora de pensar mudanças sociais. Macaux e de Stampa acreditam que mais da metade dos 250 mil sem-teto do país poderiam usufruir dessas novas moradias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário