25/07/2014

Junho teve as temperaturas mais quentes em todo o mundo, desde 1880.

A informação é da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos EUA (NOAA) em seu relatório mensal. Tanto a temperatura da superfície terrestre como a dos oceanos alcançaram números superiores à média. Cientistas da NOAA, apontam que "o aquecimento foi impulsionado pelas temperaturas recordes no oceano", e acrescentou que parte desta alta se deveu ao começo do fenômeno do El Niño, o aquecimento das águas tropicais do Pacífico.

Esta alta nas temperaturas aconteceu no mundo todo, e foram batidos recordes na Groenlândia, no norte da América do Sul, no leste e no centro da África e no sudeste asiático, assim como na Nova Zelândia.

Apesar do calor escaldante que acaba quase sempre em fortes tempestades, a NOAA acrescentou que a evolução da corrente 'El Niño' pode conter a atividade dos furacões, este ano. Em 2013, a agência havia anunciado uma temporada de furacões mais ativa que a média, com 13 a 30 tempestades tropicais, e três a seis furacões. No fim, a temporada no Atlântico Norte, de 1º de junho a 30 de novembro, foi a mais calma já registrada desde 1982.

Um comentário:

  1. Ainda bem que somos inteligentes e recorremos a ar condicionado, umidificadores e aquecedores, não se iluda pois tivemos a época dos dinossauros entre outras eras e a nossa era também vai mudar pois o planeta está em constante transformação! Com já prosificava a musica O sertão vai virá mar e o mar vai virar sertão!!!

    ResponderExcluir