27/07/2014

Município do Rio entra em estágio de atenção.



O município do Rio entrou em estágio de atenção, às 13h30m deste domingo, devido à atuação de instabilidades associadas ao transporte de umidade do mar para o continente, que provocam chuva moderada, ocasionalmente forte, na cidade. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a ocorrência de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Por volta das 13h, houve registro de chuva forte na Rocinha (6,8mm), moderada em Irajá, Bangu, Saúde, Jardim Botânico e Grota Funda. Na Rua das Laranjeiras, na Zona Sul, bolsões d'água complicam o trânsito na região.

A prefeitura recomenda que a população permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos. É importante que se verifique se há sinais de rachaduras nas residências. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199. O morador deve evitar ficar em casa.

Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.

Motoristas devem redobrar a atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d'água. Os faróis devem permanecer acesos.

Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas. Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias. Se necessário, os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura) devem ser utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário