25/07/2014

Tela futurística promete aposentar os óculos de leitura.


As pessoas que precisam usar óculos para assistir TV ou usar computadores e tablets podem ser beneficiadas por uma nova invenção de pesquisadores da Universidade da Califórnia. Trata-se de um algorítimo que, em ação conjunta com uma tela especial, modifica a emissão de luz de cada pixel na tela para corrigir as distorções causadas pelo glóbulo ocular de quem sobre de hipermetropia.

Segundo Brian A. Barsky, um dos autores da pesquisa realizada em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Microsoft, é como se tela antecipasse os efeitos óticos causados pelo olho do leitor. A tela é ajustável de acordo com o grau de hipermetropia, mas também pode auxiliar pessoas com problemas mais graves de visão, que não podem ser corrigidos por óculos e lentes de contato, informa o MIT Techonology Review.

O estudo será apresentado em agosto, no Canadá, durante a Siggraph, Conferência e Exibição em Computação Gráfica e Técnicas Interativas. Os testes foram realizados com imagens como de um autorretrato de Vincent Van Gogh, que foram corrigidas pelo algorítimo e apresentadas em um iPod Touch modificado.

Gordon Wetzstein, pesquisador do Laboratório de Mídia do MIT que também assina o estudo, explica que a tela permite que um display bidimensional comum possa funcionar como um "campo de luz". Com isso, a técnica controla individualmente como cada raio emana do visor, tornando a imagem mais nítida, sem perda de contraste.

Para simular a visão de uma pessoa com hipermetropia, os cientistas usaram uma máquina fotográfica e modificaram o foco. Segundo Wetzstein, o próximo passo é construir protótipos para que as pessoas possam usar no dia a dia, algo esperado para daqui a alguns anos.

Entretanto, ainda existem barreiras a serem vencidas, como a necessidade de o software rastrear os movimentos da cabeça para ajustar a imagem corretamente de acordo com a distância do leitor. Outra dificuldade é ajustar o visor para pessoas com diferentes problemas de vista usarem a tela simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário