17/08/2014

Manhã ou noite? Propensão a mentir depende do horário e do corpo.



O horário do dia em que você se sente menos produtivo e alerta é também quando você está mais propenso a mentir. Conclusão de pesquisadores de três universidades americanas que estudaram as condições em que homens e mulheres são mais éticos. O ponto de partida foi um estudo preliminar que definiu as pessoas como mais éticas pela manhã. Este pe o momento do dia em que estão menos cansadas, logo, mais resistentes a "tentações morais" como pequenas mentiras e trapaças para resolver um problema.

Mas e as pessoas que têm mais disposição à noite, e não pela manhã? Foi o que pesquisadores da University of Washington's Foster School of Business, Johns Hopkins University's Carey Business School e Georgetown University's McDonough School of Business se perguntaram. "Para se comportar eticamente, é preciso energia. Pessoas 'da manhã' certamente perdem energia ao longo do dia, mas o contrário também é verdadeiro para pessoas que ficam mais produtivas à noite", disse Brian Gunia, um dos pesquisadores, ao blog Harvard Business Review.
Para testar a teoria, eles fizeram dois experimentos. Em um, no início do dia, pediram para que estudantes de um MBA completassem uma batelada de exercícios matemáticos e explicassem como chegaram às respostas. Os alunos que se diziam mais ativos pela noite acabaram mentindo mais do que os diurnos neste teste. No segundo, os participantes foram divididos em grupos matinais e noturnos para jogar dados. Eles tinham de dizer aos pesquisadores qual número conseguiram, e este número estava diretamente ligado a uma recompensa. Tanto as pessoas que preferem a manhã mentiram mais durante a noite quanto o contrário.

"A ética depende do horário do dia e também do tipo da pessoa", concluiu Gunia. Parece só um amontoado de curiosidades, mas levar essa conclusão em conta na hora de gerenciar uma equipe no trabalho pode lhe salvar de decisões anti-éticas de seus funcionários. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário