05/09/2014

Entendendo o cabelo branco.

Quando aqueles fios grisalhos começam a aparecer você se enche de perguntas.

Eles geralmente são rebeldes, causam o odiado frizz, nunca chegam sozinhos e fazem com que muita mulher comece a colorir os fios com frequência.

Para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, conversei com o cirurgião especialista em transplante folicular e diretor médico da clínica Vinci Hair, Dr. Thiago Bianco Leal:

cabelo-branco-duvidas

Paula Roschel - Com qual idade os cabelos brancos começam a aparecer?Dr. Thiago Bianco - A melanina é a proteína responsável pela cor dos fios de cabelo, da pele, das unhas e dos pelos. E quando a produção se esgota, não há mais cor. Isso é algo totalmente genético. Como também há uma característica familiar, eles começam, geralmente, a surgir na terceira década de vida.


P - Qual a razão para pessoas muito jovens, na casa dos 20, terem muitos cabelos brancos e outras não?
T - Nestes casos prevalece a genética da pessoa associada ao histórico familiar.

P - Por que o cabelo branco nasce "rebelde" e mais grosso do que os fios pigmentados?
T - Como há ausência de melanina na haste capilar, o cabelo branco tem pouca proteína e é menos maleável, o que dá a sensação de 'rebeldia', por isso os fios ficam mais arrepiados, que também é conhecido como efeito frizz tão chato e indesejável.

P - Existe alguma coisa para evitar ou retardar o aparecimento de fios brancos?
T - Ainda não há um tratamento que impedirá os fios de nascerem brancos. Mas pesquisas desenvolvidas no Instituto de Desordens da Pigmentação da E.M Arndt University of Greifswald, na Alemanha, em conjunto com o Centro de Pesquisas da Pele da University of Bradford, no Reino Unido, podem ter encontrado a solução para combater os tão temidos cabelos brancos. O tratamento para combatê-los, encontrado durante as pesquisas, consiste na aplicação de uma substância denominada PC- KUS ou pseudo-catalase modificada com luz ultravioleta.

P - É verdade que se arrancarmos um fio branco, nascerá muitos outros (típica lenda popular)?
T - Trata-se de um mito. No local do cabelo arrancado nascerá outro da mesma cor, ou seja, branco. Quanto ao restante, podem surgir novos fios brancos ao longo do tempo, como parte do processo normal de envelhecimento dos fios.

P - Para cobrir cabelo branco, só podemos passar coloração? E tonalizantes e hennas?
T - Os tonalizantes, por terem baixo teor de amônia, são os menos agressivos, em contrapartida os resultados são mais discretos. As tinturas apresentarão um resultado mais expressivo, porém terão uma ação química um pouco maior nos fios. A escolha de um profissional cabeleireiro capacitado é determinante para se obter bons resultados e evitar o mínimo de agressão aos fios.

P - Danos químicos ou trauma na região da cabeça pode desencadear a produção de fios brancos?
T - Os melanócitos são muito suscetíveis ao stress orgânico e emocional. Portanto, estas situações de stress podem acelerar o processo de branqueamento dos fios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário