09/09/2014

Reeducação Dinâmica Muscular combate problemas como hérnia de disco sem cirurgia

Criada pelo fisioterapeuta Francisco Pinto, a Reeducação Dinâmica Muscular (RDM) já curou mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil e agora está sendo exportada para outros países. A técnica inclui o uso de pequenos rolos e almofadas de espuma que ativam pontos específicos do corpo.

A partir daí, o fisioterapeuta consegue eliminar as dores do paciente num prazo de três a 90 dias, de acordo com a gravidade do problema. "Em estudos, identificamos que existem 21 gatilhos no corpo que, pressionados da maneira correta, levam ao desaparecimento das dores", aponta Francisco.

Porém, o especialista afirma que o segredo da RDM está em outros dois aspectos. Um deles é a avaliação completa do corpo do paciente, que é feita pelo especialista antes de começar o tratamento.

Outro ponto que acelera a recuperação é o aprendizado, em consultório, de posturas que passam a ser reproduzidas no dia a dia, garantindo a manutenção a longo prazo da saúde da coluna. Ainda de acordo com o especialista, 98% das pessoas tratadas com a técnica não necessitam de cirurgia para alcançar o restabelecimento pleno. Somente casos muito graves exigem intervenções.

"Lesões de coluna vão de grau 1 a 3. No 3, a cirurgia é obrigatória, pois há risco de perda dos movimentos. Fora essas situações, o método pode ser usado sempre", garante Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário