18/10/2014

Menopausa, reduza seus sintomas naturalmente.

Menopausa: reduza seus sintomas naturalmente

Se você é uma mulher entre 45 e 55 anos, que está bem perto ou vive atualmente na menopausa, é possível que você se surpreenda ao saber que a menopausa na realidade dura, tecnicamente, somente um dia, o dia que seus períodos menstruais cessam é quando se considera que a menopausa passou, quando o período se detém durante um ano completo. Todo o sufoco, mudanças de humor, ganho de peso, problemas para dormir e outros sintomas tão incômodos que são produzidos durante esta mudança de vida, na realidade ocorrem durante a perimenopausa, que é simplesmente o tempo prévio ao último período menstrual.

Como mulher, você deve estar consciente de que praticamente qualquer mudança relacionada com seu ciclo reprodutivo pode te afetar física e emocionalmente e a menopausa não é diferente. Enquanto algumas mulheres não experimentam absolutamente nenhum sintoma, outras têm que lutar contra uma série de sintomas graves de distração, às veze difíceis.Felizmente, somente cerca de 2% das mulheres experimentam sintomas da perimenopausa que são o suficientemente graves para poder debilitar, mas isso não significa que o resto não vá necessitar um pouco de alívio.

Quais são suas opções?

Apesar do incômodo que se pode ter, é importante lembrar que a menopausa é uma etapa natural da vida, não uma doença. Como tal, não requer nenhum tipo de tratamento. Claro que se você estiver sofrendo o repetido sufoco, insônia e mudanças de humor incontroláveis, é necessário buscar uma solução, especialmente quando a perimenopausa pode durar anos. Ou você pode experimentar os sintomas da "menopausa" durante meses ou anos depois. Isto inclui sintomas tais como:

  • Fadiga
  • Depressão
  • Irritabilidade e ansiedade
  • Dificuldade para dormir
  • Sufoco
  • Dor nas articulações e músculos
  • Perda da libido

Quando você necessitar alívio, a terapia de reposição hormonal (TRH) pode parecer uma opção viável. A maioria dos sintomas da menopausa se produz devido à flutuação dos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona.Quando a menopausa começa, os ovários deixam de produzir estes hormônios por completo, por isso que a TRH funciona mediante a reposição por alternativas sintéticas, no entanto, este tratamento pode apresentar problemas secundários.

Felizmente, existem opções naturais livres de efeitos secundários para reduzir os sintomas da menopausa. Estas são algumas:

1. Exercícios

ejercicio-peso

Se caso você não faça exercícios regularmente, agora é o momento para começar. Os estudos demonstram que o exercício pode aliviar a sensação de estresse, a ansiedade e a depressão pós-menopausa ao mesmo tempo em que ajuda a evitar o ganho de peso. Isto é importante, já que as pesquisas mostram que as mulheres com sobrepeso sofrem mais sufoco.

Recomenda-se realizar pelo menos 2,5 horas por semana de atividade física aeróbica moderada, 1 hora e 15 minutos de atividade aeróbica vigorosa ou alguma combinação dos dois, junto com exercícios de treinamento de força dois dias por semana. O yoga, em particular, também tem apresentado melhoras dos sintomas da menopausa como sufoco e transtornos do sono.

2. Dieta saudável

Uma dieta rica em verduras, proteínas e gorduras saudáveis é essencial para as mulheres que se aproximam da menopausa. Os alimentos que contêm fitoestrogênios presentes na natureza, como as lignanas na linhaça ou as isoflavonas em grãos integrais e feijões, também podem ajudar a proporcionar algum alívio dos sintomas, ao atuar como uma forma fraca de estrogênio no corpo da mulher. Também você deverá limitar ou evitar os alimentos e bebidas que contem açúcar, cafeína e álcool, já que podem exarcebar os sintomas ou desencadear os sufocos.

3. Acupuntura

As mulheres que receberam acupuntura tradicional chinesa sofriam sufocos menos severos e menos mudanças de humor que as mulheres que receberam um tratamento placebo. Estudos recentes de pesquisas anteriores também encontraram que a acupuntura funciona tão bem quanto o medicamento Effexor, que com frequência é utilizado para tratar os sufocos e outros sintomas da menopausa. Além disso, a acupuntura não causou efeitos secundários negativos (enquanto que o Effexor causou náuseas, fadiga, ansiedade, entre outros), mas seus efeitos incluíram um aumento de energia, impulso sexual e a sensação de bem-estar que se prolongou durante 15 semanas.

4. Alivio do estresse

O estresse emocional pode causar estragos no equilíbrio hormonal em qualquer etapa de sua vida, enquanto que faz com que os sintomas como a insônia, a ansiedade e a depressão piorem. É por isso que é importante seguir qualquer estratégia que te ajude a reduzir o estresse. O exercício, o yoga e a acupuntura, junto com a respiração profunda, a meditação guiada, meditação ou, inclusive, relaxar com um bom livro, todos podem ajudar a reduzir o estresse.

5. Remédios naturais

Um número de ervas vem sendo exploradas como possíveis tratamentos para os sintomas da menopausa. Entre as mais promissoras estão:

Cohosh negro

A pesquisa preliminar sugere que o cohosh negro pode ter certa atividade estrogênica no corpo, ainda que estudos posteriores tenha contradito esta versão. No entanto, a evidência atual sugere que o cohosh negro pode ser uma alternativa segura aos hormônios sintéticos para melhorar as mudanças leves de humor, sufocos incômodos. Os estudos clínicos na Europa encontraram que o cohosh negro pode proporcionar alívio sintomático dos calores da menopausa, transpirações noturnas, insônia, nervosismo e irritabilidade.

Ginkgo Biloba

Os estudos clínicos demonstraram que o ginkgo biloba apoia o estado de alerta mental.

Dong quai

Comumente conhecido como o "ginseng feminino", o dong quai pode ser um grande apoio para o tratamento contra os sufocos.

Extrato de folha de sálvia

Pode ajudar a reduzir a transpiração noturna devido aos sufocos da menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário