29/10/2014

Pontífice afirmou, ainda, que teorias da evolução e do Big Bang são corretas.

  Papa Francisco esteve presente na Pontifícia Academia das Ciências durante a apresentação do busto de bronze do Papa Emérito Bento XVI  Foto: AP

Em discurso na Pontifícia Academia das Ciências, no Vaticano, nesta segunda-feira, o Papa fez comentários que, para especialistas, puseram fim às "pseudo-teorias" do criacionismo e do Design Inteligente, que alguns argumentam que foram incentivadas por seu antecessor, Bento XVI.

Francisco explicou que ambas teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um criador.

- Quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha mágica capaz de fazer tudo. Mas isso não é assim.

Ele acrescentou, ainda, que Deus "criou os seres humanos e deixou que eles se desenvolvessem de acordo com as leis internas que ele deu a cada um para que eles cheguem ao seu cumprimento".

- O Big Bang, que hoje temos como a origem do mundo, não contradiz a intervenção do criador divino, mas sim o exige - acrescentou. - A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem.

Fundada em 1603 em Roma, com o nome de Academia dos Linces, a Pontifícia Academia das Ciências é formada por 80 pesquisadores nomeados vitaliciamente pelo papa. De acordo com as regras, os candidatos a uma vaga na academia são escolhidos com base na relevância de suas análises científicas e da sua reconhecida estatura moral, sem qualquer discriminação ética ou religiosa.

O criacionismo acredita que as espécies foram colocadas em um ambiente e neles elas se adaptaram e permaneceram imutáveis. Baseada nos escritos bíblicos onde Deus foi responsável por criar todas as espécies de uma vez, e por isso não há modificações evolutivas.

O Design Inteligente foi definido pelo seus defensores como a ideia de que "certas características do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por uma causa inteligente." Esta "causa inteligente" é muitas vezes assumida como sendo Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário