24/11/2014

Equipamentos que marcaram gerações.


Rádio Motorola 5T71 
Na década de 30, ou melhro em 1930 Paul Galvin inventou e lançou o primeiro radio para carros denominado Motorola 5T71 a um por volta de US$ 120,00 
O mais curioso que o Radio fez tanto sucesso que a Motorola se tornou uma empresa que conhecemos hoje. Tudo começou de um radio de carro. 
"Motor" "ola" onde o "ola" vem de monoviola ou vitrola.

Imagem
Rádio Blaupunkt Autosuper 
Nos radios existiam muitos chiados na transmissão e na própria programação , mas na década de 50, precisamente em 1952 a Blaupunkt comecçou a vender o Autosuper, um sistema de radio que captava a Frequência Modulada (FM) , apesar de uma redução no alcance da recepção em contrapartida melhorava a fidelidade do som e as interferencias diminuiram. 

Imagem


Vitrola Highway Hi-Fi 
Aí sim! Em 1956, a moçada que quisesse curtir seu Single Compacto no carro podia.
Bastava comprar um Chrysler e ter muito dinheiro para instalar um HighWay Hi-Fi, primeiro toca discos para carros. 
O Duro era tocar alguma coisa com o carro em movimento, pois na época os terrenos ainda eram bem irregulares e era inevitável a agulha da vitrola não pular ou escorregar riscando aquele seu compacto favorito. 

Imagem
Cartucho Muntz Stereo Pak 
Em 1692, surgiu o primeiro toca fitas de cartucho da Muntz Stereo Pak. 
Era mais eficaz que as vitrolas e um custo mais barato. Uma vantagem é que não era necessário rebobinar , pois o cartucho tinha uma fita emendadada no final com seu começo. 
Imagem
Toca Fitas K7 
Em 1963 a Philips criou o Compact Cassete e virou rapidamente o padrão para som automotivo nos anos 70 e 80 permitindo gravar as músicas favoritas ( O que a molecada hoje chama de playlist) e com grande confiabilidade sem pulos no meio do caminho sejas nas Estradas Americanas ou nas Brasileiras. 
O que pegava é quando o cabeçote sujava ou o toca fitas engolia a fita. 

Imagem

CD Player 
Demorou, mas depois de 20 anos, em 1982 a Sony e a Philips criaram a leitura a laser e lançaram o que CD players que permitiam uma leitura melhor da midia, do que os cabeçotes magnéticos e sua evolução também contornou os pulos na leitura provocados pelos terrenos irregulares. Evoluindo depois ao formato MP3 
O que pegava era ter de levar aquele estojo enorme com CDs de sua coleção. 
Imagem

Disqueteira CD 
Febre dos Anos 90, ficava geralmente no porta malas e já contava com o sistema de antivibração para não sofrer tanto na leitura com os buracos. Depende do modelo levava de 6 a 12 CDs. 
O que era ruim é que para trocar os CDS, você precisava sair do carro caso o mesmo fosse instalado no porta malas. 

Imagem

Disqueteira MD ou MD Player 
Em 1982, A Sony , criou um outro sistema que ficou batizado de MD ( Mini Disc). Era um disco compacto capaza de gravar 80 minutos de música em boa qualidade, permitia uma boa gravação e que não sofria na leitura como os CD players com leitura a laser. 
Esse padrão virou febre no Japão sendo que carros saiam de fábrica com esse sistema de som nos anos 90
O fracasso do MD no resto do mundo , foi por conta do formato MP3, que acabou se adaptando melhor em outras midias cabendo mais músicas num mesmo espaço com uma música de qualidade razoáveis. 

Imagem
DVD Player / Multimidia 
Chegamos no século XXI, impressionante como depois de 2004 a coisa evolui. O DVD player que estava só em sua sala , agora estpa no carro e com ela venho a TV digital, o GPS, o iPod ou iPhone, o pne Drive, com uma infinita opção de músicas que vc gosta ,sem limites. Dá para viajar o Brasil todo e não repetir a música se vc tiver um dispositivo que armazene bastante. o céu é o limite aqui. 
Apesar de moderno esse sistema já sofre concorrência dos tablets, uma tendência automotiva nos Estados Unidos. 

Imagem
Radio Via Satélite 
Esse anos 2000 chegaram cheio de mudanças, no Brasil não temos acesso a esse tipo de rádio , mas nos estados Unidos o radio via stélite é comandado por duas empresas a Sirius e a XM.
Para sintonizar é necessário um recptor proprio e claro pagar uma mensalidade que custa aproximadamente US$ 14,00.
Imagem


Tablet para seu carro 
Essa segunda década dos anos 2000 , traz cada vez mais novidades e onde o tablet tem um custo acessível, muitos estão utilizando o como um sistema de enterterimento no carro. 
iPad, Google Nexus, entre outros, estão invadindo as cabines dos carros e mostrando que podem ser uma opção de entreterimento e boa qualidade de imagem e som. 
Por enquanto uma realidade distante por aqui, mas existem umas promoções de gerações anteriores que aparecem de vez em quando que podem se tornar mais baratos do que um DVD player ou uma Central Multimida, com a vantagem de ter mais interação e recursos configuráveis.  

Imagem


Aha Radio - Cloud para seu carro 
Pois é , suas músicas que hoje estão no iPod, iPhone, PenDrive, Memória, podem estar com os dias contados, agora você pode acessar sua playlist ou seus albuns no sistema Cloud, ou seja vc não precisa levar as músicas com você. Você as acessa em qualquer lugar que esteja , através desse sistemas que a Aha (subsidiária da Harman) , está implantando
Em parceria com a Honda e a Subaru , para que os arquivos fiquem espalhados em servidores remotos e acessados pela internet.
Por enquanto uma realidade distante por aqui, mas não impossível.

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário