06/11/2014

Nova técnica Smile corrige miopia de forma menos invasiva.

Ilustração de olho sob efeito de laser

Míopes que querem se livrar dos óculos têm uma nova opção de cirurgia refrativa. O novo método se chama Smile, sigla em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão. Ele promete corrigir a miopia de forma menos invasiva que a empregada até agora. 

Como se sabe, a miopia é uma deformação ocular comum que leva a imagem a se formar antes da retina da pessoa. Por isso, o míope enxerga os objetos mais distantes desfocados.

Em geral, as cirurgias para compensação da miopia usam laser para fazer evaporar pequenas quantidades de tecido da córnea. Isso altera a geometria da córnea, corrigindo o desfoque. 

Entre os métodos existentes, destacam-se PRK e Lasik. No primeiro, a camada superficial do olho (o chamado epitélio) é removida e recebe aplicação de laser. No segundo, o médico corta e levanta uma fatia da córnea antes de aplicar o laser. Depois, a fatia é reposicionada.

No caso da Smile, a queima da parte interna da córnea se dá por meio de um buraco. Ele é sete vezes menor que o corte feito no Lasik. Por meio dele, uma pequena lente é extraída de dentro da córnea.

"Uma das vantagens da Smile é o menor impacto na estrutura da córnea", afirmou o oftamologista Renato Ambrosio em entrevista a EXAME.com. Segundo ele, o método é contraindicado para pessoas com grau de miopia muito alto.

"A maior desvantagem da Smile é o preço, acima de que está em torno de 2.500 dólares (mais de 6 mil reais)", explicou Ambrosio. Segundo ele, o que encarece a cirurgia é o custo do equipamento usado nela, que é fabricado pela empresa alemã Zeiss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário