20/12/2014

Fazer dieta só serve para engordar mais ainda, diz nutricionista da USP.

A nutricionista Sophie Deram luta pelo fim das dietas restritivas
Especialista em neurociência, Sophie Deram está terminando um livro em que recomenda que as pessoas não façam dietas restritivas. Ela explica que o cérebro entende a restrição a quantidades ou tipos de alimento como um perigo ao organismo. "O corpo se assusta e o cérebro busca se adaptar. Como proteção, ele gera aumento de apetite e redução do metabolismo, levando a pessoa a engordar a longo prazo."

A nutricionista afirma que isso é comprovado cientificamente. "Estudo feito com 4 mil pares de gêmeos idênticos mostrou que aquele que fez dieta engordou bem mais que o outro, mesmo com a mesma genética." Outro risco das dietas restritivas é causar transtornos alimentares. Segundo a Dra. Sophie, elas aumentam em 18 vezes a chance de a pessoa desenvolver uma compulsão alimentar. "Os maiores transtornos alimentares que a gente trata, como bulimia e anorexia, começaram com uma dieta."

Emagrecer comendo de tudo

O que fazer então para emagrecer? A nutricionista diz que o segredo é mudar a forma de se relacionar com a comida. "As pessoas engolem sem pensar, sem escutar o corpo. O ideal é comer alimentos naturais (verdadeiros, não necessariamente orgânicos), com prazer e tranquilidade, respeitando os sinais de saciedade. Quando você come com estresse e culpa, a digestão não acontece da mesma maneira", explica. A principal dica, segundo ela, é, em vez de retirar alimentos, acrescentar qualidade. "Devemos comer de tudo. Porém, quando se aumenta a ingestão de legumes, fibras e grãos, você naturalmente vai reduzir o consumo de alimentos industrializados ou fast-food."

Ela reforça que mesmo esses alimentos não devem ser proibidos. Ao destacar que o aspecto do comportamento é tão importante quanto o lado nutricional, Dra. Sophie ressalta que não funciona proibir, por exemplo, um adolescente de comer hambúrguer. "Isso faz parte da vida dele. O ideal é que não seja rotina e que 80% do tempo ele coma alimentos caseiros e verdadeiros. Podemos comer de tudo, procurando ter uma alimentação mais caseira sem ficar obcecados com a balança. E podem ser comidas simples, como um omelete de legumes ou um macarrão com molho de tomate." Diante disso, ela sintetiza sua orientação em três dicas básicas: não faça dieta; coma alimentos mais verdadeiros, frescos e caseiros; e volte a cozinhar.

A recomendação dela é que se fuja do chamado "terrorismo nutricional". Regras rígidas estressam as pessoas, que acabam nem sabendo mais o que comer. "Num momento a carne vermelha não faz bem, depois o vilão é o glúten. Precisamos relaxar com a alimentação e procurar o equilíbrio. Nenhum alimento por si só é bom ou ruim. O que cada pessoa deveria ter é uma consciência maior de como está se sentindo: estou com fome? Vou comer. Estou sem fome? Vou parar de comer! Quem responde bem a essas perguntas chega a um peso saudável. É um bom jeito de emagrecer de maneira suave e para a vida inteira", completa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário