05/12/2014

O poder da música...

Alive-Inside

Uma música pode te provocar um arrepio de emoção, pode te fazer bater o pé sem nem perceber, pode te fazer sorrir, ou derrubar algumas lágrimas. Pode ainda te trazer a tona uma lembrança, pode te deixar com vontade de dançar… essa lista vai longe, e isso, sem deixar de fora, a música especial de um casal.
Mas sabia que o poder da música pode ir ainda além? Já sabemos que a música tem o poder de acalmar bebês com uma bela canção de ninar, e ainda existem estudos que mostram que produtores que colocam sonzinhos para as suas verduras têm um resultado maior. E não para por ai. A música pode também ser o ingrediente que faltava em um tratamento médico sem efeito.

filme-de-Michael-Rossato-Bennett
É o que mostra o vídeo abaixo, um trailer do documentário "Alive Inside", de Michael Rossato-Bennett, que ganhou o prêmio da audiência no Festival Sundance deste ano, feito com pacientes que sofrem de Alzheimer e outras doenças que provocam demência.

poster-alive-inside
É impressionante ver o efeito da música em pacientes que estavam imóveis, e que, a partir do momento que têm os fones de ouvido com canções, se movimentarem.


O filme – que pode ser comprado no iTunes - foi feito em parceria com organização Music & Memory, que leva a terapia com música para dentro dos hospitais e asilos, além de ensinar as famílias com idosos doentes em casa, a utilizar a ferramenta digital para levar a música como parte do tratamento. Quem quiser contribuir, pode participar do programa de doação de iPods (novos ou usados) para a instituição, ou com a doação em dinheiro para a compra de músicas.

Este outro vídeo é curto e muito didático; legendado em português e nos conta como a doença se instala. 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário