15/12/2014

Projeto retira 20 toneladas de lixo do rio Tietê.


Depois de 15 dias de trabalho, pescadores da região de Botucatu (235 km de São Paulo) retiraram mais de 20 toneladas de lixo das margens do Rio Tietê. Composto basicamente por garrafas pet e isopor, o material foi enviado a uma cooperativa e passará por triagem. A renda obtida será dividida pelos cooperados.

Para realizar o trabalho, os pescadores recebem R$ 10 mil de empresas que apoiam o projeto, dinheiro gasto com combustível para percorrer o trecho à margem da represa de Barra Bonita, que tem 70 quilômetros em cada lado e fica entre as cidade de Botucatu, Anhembi e São Manuel. A verba também é utilizada para reparos nas embarcações e compra de novas redes.

O lixo retirado é enviado então à Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, onde passa por triagem e é reciclado. "As empresas repassam o dinheiro da gasolina e o que sobra é dividido entre os pescadores. Quanto mais limpo estiver o rio, é sinal que teremos um peixe mais saudável para ser distribuído na região", diz Edvandro Soares de Araújo, presidente da Colônia de Pescadores Z-20 de Barra Bonita, que abrange 220 municípios do Estado.

Segundo Carlos Augusto Mendes, gerente da agência Cetesb em Botucatu, além de ser atrativo economicamente tanto para os pescadores quanto para os catadores e empresas parceiras, a ação retira do rio um lixo que poderia demorar centenas de anos para se decompor junto à natureza. "O plástico, por exemplo, não deixa o sol penetrar nas águas, e daí você tem uma oxigenação menor, causando sérios danos aos organismos vivos. É um projeto no qual todos ganham, principalmente o meio ambiente", afirma.

Expansão
Para Rosimeire de Araújo Amâncio, presidente da Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, a ação tem tudo para ser repetida nos próximos anos. "Foi uma experiência muito boa. A união entre os pescadores e a cooperativa, com participação da prefeitura e todas as autoridades, fortalece o trabalho feito. Isso mostra que a união de esforços, em prol da comunidade, dá resultado", afirma.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Botucatu, Perseu Mariani, concorda. Segundo ele, a retirada do lixo integra o projeto "Verão Mais Limpo", realizado pela segunda vez no ano, e que deve ser ampliado.  "Todo o lixo que se joga em São Paulo e outras cidades que são cortadas pelo Tietê vem parar aqui. Outra coisa boa é que essa iniciativa pode ser expandida para outras barragens", afirma.

De acordo com Gustavo Henrique do Nascimento, tenente da Polícia Militar Ambiental em Botucatu, a intenção do projeto é conscientizar a população a adotar mudanças de atitude. "O que queremos com essa ação de limpeza é despertar a consciência coletiva, pois o lixo nos rios atrapalha a navegação, a pesca, o turismo e lazer", diz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário