01/12/2014

PSICANÁLISE DE IDOSOS



Até que idade a psicanálise "funciona"?
Esta foi uma questão bastante discutida no meio analítico por muito tempo. Com o suposto arrefecimento da libido na velhice, haveria menos energia disponível para uma reconfiguração profunda de personalidade?

Um famoso trabalho de Hanna Segal denominado "Análise de um Velho de 74 anos" de 1980 quebrou o mito da senilidade natural anti analítica, mostrando que ansiedades inerentes a cada período de vida, podem eclodir na mente abrindo espaço para emergência de situações traumáticas infantis não elaboradas. Melanie Klein sabiamente afirmava já em 1960 que "equilíbrio não significa evitar conflitos; supõe a força para atravessar emoções penosas e poder lidar com elas" podendo nós portanto concluirmos que o tratamento psicanalítico viabiliza a busca de um melhor equilíbrio na idade avançada.

Com as mudanças tecnológicas alcançadas atualmente que ampliam e prolongam os recursos dos idosos para atender as exigências e prazeres da modernidade em diversas direções, de certa forma altera-se, também, a aptidão destes para beneficiar-se da psicanálise.

No presente momento, esta área das atividades humanas, tem sido motivo de pesquisas e estudos na Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário