09/12/2014

Trombose tem relação com pílula e é uma causa de abortos naturais.


A trombose ocorre quando um coágulo se forma dentro das veias e artérias do nosso corpo e bloqueiam a passagem do sangue. Nem sempre ela ocorre no ponto onde o coágulo se formou. Por isso, um coágulo formado na perna pode causar o entupimento de alguma via circulatória em partes mais vitais, como o coração, o pulmão e o cérebro.
Um fator de risco importante para o surgimento das tromboses é a variação dos hormônios. Por isso, as mulheres que tomam pílula anticoncepcional correm um risco de 4 a 6 vezes maior de sofrer do problema. A gravidez também é um período em que o risco é maior.
Se a mulher já tem uma predisposição genética ao surgimento de tromboses -- a trombofilia --, é recomendado buscar métodos contraceptivos alternativos, como a camisinha e o DIU. Se quiser ser mãe, ela pode ter que usar anticoagulantes, porque a trombofilia é uma das principais causas de abortos naturais.
Também é importante controlar os outros fatores de risco. Obesidade e sedentarismo aumentam a incidência de tromboses, assim como o cigarro. Por isso, não fumar e praticar exercícios físicos regularmente são dicas importantes.
O avião também é um ambiente perigoso, porque fica muito seco e a pessoa permanece muito tempo sentada. A principal dica é tomar bastante água para manter o sangue mais diluído. Se a água fizer ir ao banheiro, é até uma vantagem, porque a pessoa terá que se levantar e caminhar, o que é ótimo para a circulação. Meias elásticas de compressão também ajudam.

Veja o depoimento da Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário