17/01/2015

Fogo que atingiu prédio em Ipanema foi causado por curto em ar-condicionado, dizem bombeiros.

Incêndio atinge prédio na Visconde de Pirajá, em Ipanema
Incêndio em prédio da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema

Um incêndio atingiu quatro andares de um prédio comercial no número 330 da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, Zona Sul, na tarde deste sábado. Segundo os bombeiros, o fogo começou por volta das 13h, no oitavo andar, depois de um curto-circuito num ar-condicionado na sala 806. Cinco pessoas, entre elas uma criança, precisaram ser atendidas porque tinham inalado a fumaça. As chamas foram controladas por volta de 15h15m.
Vizinho do prédio atingido, o engenheiro civil José Conde disse que as equipes do quartel de Copacabana tiveram dificuldades para conter as chamas, porque faltou água. Da janela do apartamento onde mora, ele viu o momento exato em que o fogo começou.
- Eu estava tomando banho quando senti um cheiro forte de queimado e, logo em seguida, ouvi as sirenes do Corpo de Bombeiros. Quando saí para ver, era um ar-condicionado do prédio ao lado pegando fogo. Pouco depois, começaram a cair pedaços de janela e concreto lá de cima. Foi uma grande confusão - contou ele.
O incêndio assustou moradores e pedestres, já que as labaredas eram grandes e muita fumaça saía do prédio. O segurança Carlos Augusto Mangueira conta que sentiu um cheiro de queimado na sala 806, onde funciona um consultório de dentista, e correu para tentar abri-la.
- Tentamos apagar as chamas com um extintor. Mas havia muita fumaça e tivemos que sair de lá - conta.
Segundo o administrador do Condomínio Cidade de Ipanema, Pedro da Costa, havia apenas uma faxineira no consultório no momento em que o incêndio começou. No 10º andar, a médica Cláudia Rosenfeld estava atendendo a uma paciente quando foi avisada sobre o que acontecia.
- Estava atendendo um senhor que acabou de passar por uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril. Precisei ajudá-lo a descer os 10 andares de escada. Havia muita fumaça. Quando passei pelo oitavo andar, não conseguia respirar.

Os bombeiros chegaram logo em seguida, e o prédio foi desocupado. Por questões de segurança, o mesmo foi feito com o edifício vizinho, de número 336. Na hora do incêndio, ainda havia movimento no condomínio, já que as atividades só se encerravam às 14h.
Devido a ocorrência, a Rua Visconde de Pirajá precisou ser interditada na altura da Rua Maria Quitéria, para onde os motoristas eram desviados. O trânsito ficou complicado na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário