15/01/2015

Google lança aplicativo que traduz instantaneamente vídeo e voz.


O Google lança hoje (14) sua nova versão do aplicativo Google Tradutor. Agora, "no smoking area" vira –no mesmo segundo– "proibido fumar área" na câmera do celular.
 
A tradução não é perfeita, mas ajuda o viajante que não entende a língua do país em que está –basta apontar a câmera para a frase que deseja ser traduzida para o português.
 
Outra função que o Google Tradutor ganhou no smartphone é a tradução instantânea de voz sem que o usuário precise informar o idioma em que vai falar. Diga "bom dia" e o aplicativo "fala", alguns segundos depois, "good morning". "Quem quer passear comigo?" vira "who want to walk with me?".
 
Se, por um lado, as expressões não são convertidas para a outra língua da forma mais correta –normalmente, as palavras são traduzidas uma por uma–, por outro, a ferramenta ganha ao funcionar off-line, sem necessidade de conexão com a internet. Ou seja, o turista não vai mais precisar achar uma Starbucks para ter wi-fi grátis e entender o que diz aquele panfleto em inglês.
 
A ferramenta funciona nos sistemas Android e iOS e é gratuita. Quem já tem o Tradutor deve receber nos próximos dias um aviso para atualizá-lo. Por enquanto, a tradução instantânea pela câmera do português só tem versão para o inglês, mas outras línguas serão adicionadas –ainda sem previsão.
 
Para traduzir idiomas como árabe ou catalão para o português, o Google no celular continua usando a ferramenta que digitaliza o texto –processo mais lento.
 
BRASILEIRO

O aplicativo da câmera, que já funcionava com o nome Word Lens, foi criado por um brasileiro, Otávio Good, em 2010. O Google adaptou-o e lança agora uma versão aprimorada dele.
 
Além disso, a eficácia depende de fatores como não tremer o celular.
 
A designer americana Liana Tabacek, 37, ficou impressionada ao ver a tradução instantânea do português para o inglês. "Nossa, vou usar sempre", disse, após decifrar o prato "picadinho" em um menu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário