04/01/2015

Medo de arrastão cria visual do 'desapego' em Guarujá.

Os mais recentes casos de arrastões em Guarujá (a 86 km de SP), que aconteceram em duas de suas principais praias, Enseada e Pitangueiras, e resultaram em 19 prisões, fizeram os turistas deixarem joias, celulares e outros pertences de valor em casa.

Nas duas orlas atingidas pelos roubos dois dias antes, o visual predominante era minimalista: chinelos, roupa por cima do biquíni ou da sunga, e pouco de dinheiro no bolso. Nada de carteira ou bolsa.

Nem o boné ficou de fora da lista de itens "proibidos" na areia. O representante comercial Michel Gardinali, 36, de Mogi Guaçu (SP), pensou "dez vezes antes" e acabou deixando em casa seu modelo da marca americana Dope.

"Paguei 200 paus (R$ 200) no boné, não dá para bobear."

Já a recepcionista Dayane Souza, 24, de São Bernardo, só não deixou de usar a aliança de casamento. Ela e o marido, Cesar Pacco, 27, levam apenas um celular para a praia para terem registros da filha, Isabeli, 4.

Depois de ter visto o arrastão da janela de casa, o estudante José Vinicius Silva, 18, de Jaú (SP), decidiu ir à praia com óculos escuros "para o ladrão". "Esses são falsificados. Os de verdade, da [marca] Oakley, eu uso na piscina."

Sua namorada, Jaqueline Palma, 18, também abriu mão de levar bolsa e celular para a areia. A aliança de compromisso, de prata, também fica no apartamento.

O desapego virou questão de polícia. "A gente pede para não ficar ostentando nada, para não sair com o celular na mão sem olhar para os lados", diz o soldado Rodolfo Rodrigues, que fazia patrulha na praia com outros três PMs.

Ele diz que, desde o dia 26, o policiamento conta com 400 homens a mais na cidade.

Na Enseada, o clima de "desapego" também predominou. O estudante Mikael Araujo, 18, passeava com seu cachorro, Polly, apenas de bermuda e chinelo. "Eu tirei minha corrente, não trouxe o celular", afirma ele, que já sofreu uma tentativa de assalto no balneário no ano passado.

Os amigos Osny Alves, 27, e Julio Bernardi, 25, e suas respectivas namoradas, Camila Doricio, 23, e Jéssica Oliveira, 24, todos de Rio Claro (SP), saíram apenas com um celular, um isopor com cervejas e pouco dinheiro no bolso.

"Só um faz foto e manda para os outros depois. Não dá para sair com nada. É melhor ficar indo e vindo do apartamento do que ser roubado", diz o engenheiro Bernardi.

O grupo, que viu o arrastão, pretende não voltar a Guarujá no próximo Ano-Novo. "Queremos um lugar sossegado, sem medo", afirma Alves.Cesar Pacco descansa na praia com a mulher e a sua filha



Cesar Pacco descansa na praia com a mulher e a
sua filha em Guarujá, no litoral de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário