25/01/2015

Parabéns para a Cidade de São Paulo!

Neste domingo a cidade de São Paulo completa 461 anos. A capital quatrocentona é a casa de brasileiros de todos os cantos e de cidadãos do mundo que chegam em busca das oportunidades que a cidade oferece. 

A antiga terra da garoa - que hoje oscila entre terra da seca e dos temporais - é também a terra das pizzas, dos milhões de carros, da gastronomia sofisticada, das padarias e das ruas temáticas.

Veja, a seguir, cinco curiosidades que tornam a capital paulista única.

1. Por minuto, são produzidas 720 pizzas em São Paulo 

Pizza



Seja no delivery ou no restaurante, não há nada mais paulistano do que pedir uma pizza. A preferência dos paulistanos se reflete nos números. Das 30 mil pizzarias existentes no Brasil, 5,5 mil estão na cidade de São Paulo, segundo a Associação das Pizzarias Unidas.

São produzidas 1 milhão de pizzas por dia; 720 por minuto.

Isso significa que existe uma pizzaria para cada grupo de 2 mil moradores da capital. Mais até do que as tradicionais padarias de toda esquina. Em São Paulo há uma padaria para cada 3,7 mil moradores. 

2. Mais da metade dos japoneses que vivem no Brasil moram em São Paulo

Jardim Oriental no bairro da Liberdade

A história entre São Paulo e o Japão vem de longe. Desde que o navio Kasato Maru atracou em Santos, em 1908, com os primeiros 781 imigrantes japoneses, a comunidade japonesa se estabeleceu na cidade e cresce.

Segundo o Censo Demográfico 2010, feito pelo IBGE, 54,4% dos japoneses que vivem no Brasil moram em São Paulo. No total, entre japoneses e descendentes, que já estão na quinta geração, estima-se que a comunidade chegue a 1,5 milhão de pessoas. Isso faz do Brasil o lugar no mundo com o maior número de japoneses fora do Japão. 

3. O metrô paulistano transporta todos os dias o equivalente à população do Uruguai 

Metrô de São Paulo: Interior da Estação Pinheiros, da Linha 4 - Amarela

metrô de São Paulo está longe da excelência, mas quando comparado com os de outras grandes cidades brasileiras, ele impressiona por sua capacidade. Por dia, cerca de 3,7 milhões de pessoas circulam pelas 5 linhas de metrô da cidade.

Esse número é quatro vezes maior do que a quantidade de passageiros transportada pelos metrôs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília somados. É como se, diariamente, toda a população do Uruguai circulasse pelos 74,3 km de extensão do metrô paulistano.

4. São Paulo tem restaurantes de 52 diferentes nacionalidades Prato do restaurante Marakuthai

São Paulo não tem as belas praias que os turistas estrangeiros procuram no Brasil, mas seu circuito gastronômico não perde para nenhuma outra cidade do mundo.

São mais de 15 mil restaurantes espalhados pela cidade que, juntos, representam a comida de 52 diferentes países.

A comida japonesa, por exemplo, pode ser encontrada em 250 restaurantes. Já as brasileiríssimas churrascarias dominam a cena gastronômica, com 500 restaurantes.

A alta gastronomia também seus representantes de peso, com uma incrível variedade. 

5. São Paulo tem mais de 50 ruas especializadasComércio popular na rua 25 de Março, em São Paulo

A cidade é também excelente destino para quem pretende fazer compras. Em São Paulo encontra-se de tudo e, para facilitar, basta ir a uma única rua. Segundo a Secretaria de Turismo, existem mais de 50 ruas especializadas em São Paulo. 

Quem está em busca de artigos de couro, encontra uma grande variedade na rua do Arouche, no centro da capital. Se a busca é por coisas de tecnologia, a rua Santa Ifigênia, também na região central, oferece uma variedade de gadgets e equipamentos.

Se a intenção é montar uma cozinha industrial, basta ir à rua Paula Souza. Casamentos se resolvem na rua São Caetano e instrumentos musicais são vendidos em lojas da rua Teodoro Sampaio, esta na zona oeste da cidade. 

E tem ainda a famosa 25 de Março, para qualquer coisa que estiver faltando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário