13/02/2015

Carnaval, festival de “tudo é lindo e maravilhoso”, “todos estamos felizes”, “é a festa mais linda do mundo” e outros clichês do gênero.

(Foto: AFP)
Durante alguns dias, vou tentar escapar da verdadeira ditadura televisiva imposta pelo Carnaval, mas não será fácil conseguir. Tenho plena consciência de que serei nocauteado por frases imbecis, proferidas por exércitos de exibicionistas, todos ansiosos por uma orgia que nunca se concretizará. Serei submetido a grotescos espetáculos de alegria plástica, sem vida, provenientes de gente cuja maior qualidade é exibir cirurgias plásticas - algumas invejáveis, outras semelhantes a serviços de borracharia mal feitos, sem um pingo de autenticidade, sem o menor resquício de emoção sincera.
Não tenho nada contra a exposição de corpos femininos nus, desde que eles venham acompanhados de uma aura de sensualidade e beleza. No carnaval o que se tem é um festival de extravagâncias proporcionado pelas emissoras de TV. É duro admitir, mas a burrice parece ter se tornado item de cesta básica. Conseguimos a proeza de profissionalizar a idiotice!
O Carnaval se tornou um evento para os outros. Empresas, governos, fabricantes de cervejas, socialites deformadas pelo excesso de tudo, a ponto de se parecerem com lagartos, celebridades emergentes, playboys babacas, garotas de programas disfarçadas em atriz e modelo… É para essa turba falsamente animada que a festa do Rei Momo (quem?) existe hoje. O tumulto resultante é o espelho fiel do que o Brasil se tornou.
Para os turistas estrangeiros, somos alegres bufões, sorridentes mesmo quando sabemos que milhares de crianças morrem porque não têm o que comer. Pessoas passando dificuldades por vários motivos. Na verdade, no fundo da alma, essa cambada de "ex-BBBs da vida real" se comporta como palhaços, subnutridos de inteligência e bom senso. As pessoas se tornaram prisioneiras da imagem daquilo que se espera delas.
O Carnaval é um retrato cheio de purpurina da realidade que vivemos: tumultuado, confuso, artificial, violento, narcisista, louco - no pior sentido da palavra -, bruto e patético. O problema não é o Carnaval, mas sim o que ele espelha. Parece que nessa época tudo de ruim é esquecido, nunca aconteceu, me parece um tanto sem lógica, porque depois da festa vai continuar tudo igual. Nada vai sumir.
Calma, exagerei? Se você curte a festa, legal, eu respeito. Nem tudo é ruim vindo do carnaval, por causa dele ganhamos dias preciosos de descanso, feriado lindo!???
Regis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário