04/03/2015

'Foi notícia': há 50 anos, Rio já tinha trânsito complicado e ganhava túneis



O Rio fez 450 anos e o RJTV preparou reportagens especiais que vão mostrar o que foi notícia em 1965, quando a cidade completou 400 anos. A terceira reportagem da série, nesta quarta-feira (4), mostra que os engarrafamentos de  trânsito já estampavam as primeiras páginas da imprensa naquela época. Há 50 anos, o trânsito já era complicado. E, assim como hoje, a cidade também estavam em obras.
Nos anos 60, o carro era o símbolo do progresso, da modernidade. Em 1965, a indústria automobilística brasileira começava. O carro era o sonho de todo mundo e não era difícil prever que os carros iam aumentar e o trânsito também.
Ao longo dos anos, a cidade foi se modificando para dar passagem aos automóveis. Foram construídos viadutos e túneis como o Rebouças e o Santa Bárbara.
As obras ganhavam as manchetes como a que convidava motoristas a dar um passeio por baixo da montanha, no Corcovado, para a construção do maior túnel urbano do mundo, que o  Rio Comprido à Lagoa. Na época, a previsão é que 10 mil veículos cruzassem o túnel. Atualmente, 160 mil carros passam pelo Rebouças diariamente.
De acordo com a historiadora, Maira Inez Turazzi, foram as grandes obras de infraestrutura, obras de embelezamento e soluções viárias que alteraram a fisionomia da cidade e projetaram uma cidade para o futuro. " Ainda que esses projetos em muitos momentos estivessem voltados para o automóvel".
Também já se revivindicava areas para estacionamentos e havia multa para o motorista que usasse a buzina no Centro da cidade. A multa era de 500 cruzeiros.
No ano de comemoração dos 400 anos, foram concluídas e entregues as obras do Aterro do Flamengo. O espaço não priorizou somente os carros e a população ganhou área de lazer com jardins que ornamentam a área aterrada.
Click e veja o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário