19/03/2015

Uma história interessante... ... .

Na Rússia de 1825 um novo czar, Nicolau I, subiu ao trono. Imediatamente estoura uma rebelião liderada por liberais, exigindo que a Rússia se igualasse ao resto da Europa no quesito modernização. Nicolau I ordena uma ofensiva que destrói avassaladoramente esta revolta (a Insurreição de Dezembro). Nicolau I condena à morte o líder da revolta, Kondrati Rileiev, por enforcamento. No dia da execução, porém, ao abrir do alçapão, A corda se rompe e Rileiev vai ao chão. (Na época, tal o ocorrência era interpretada como intervenção divina, e era concedido perdão ao condenado). Rileiev, pensando estar a salvo, grita para a multidão: "Estão vendo, na Rússia não sabem fazer nada direito, nem uma simples corda!"
Um mensageiro segue para o Palacio e dá a notícia ao czar. Apesar de irritado, Nicolau I começa a assinar o perdão. E então pergunta ao mensageiro: "Rileiev disse algo depois do milagre?" E o mensageiro responde: "Ele disse que na Rússia não se sabe fazer nem corda."
O czar disse então: "Nesse caso, vamos provar o contrário!" E rasgou o perdão. No dia seguinte, Rileiev foi pra forca de novo. Dessa vez, a corda nao se partiu.
A lição: as palavras, depois de ditas, não podem voltar. Mantenha o controle sobre o que diz. Cuidado, principalmente, sobre o sarcasmo: o prazer momentâneo que se tem dizendo frases sarcásticas sempre é menor do que o preço que se paga por ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário