26/11/2015

ARTROSE (ARTRITE) DE JOELHO - DESGASTE DE CARTILAGEM - NOVA MEDICAÇÃO CONSISTE EM INJEÇÕES DE ÁCIDO HIALURONATO DE SÓDIO (COMPONENTE DA CARTILAGEM).


Autor: Dr. Fabiano Cunha

A artrose do joelho é um processo de desgaste da cartilagem do joelho que afetará todas as pessoas depois dos 65 anos, mas nem todo mundo notará, pois fatores como peso, tipo de trabalho, atividade física, podem acelerar ou retardar a artrose. Como forma de tratamento para este mal, a medicina já dispõe de tratamentos avançados para cada fase do desgaste, entenda:
 

 
FASE INICIAL
A pessoa sente apenas um cansaço nos joelhos, com algum grau de inchaço no fim do dia. Tratamento: Fisioterapia em clínica especializada e redução de peso. Atividade física permitida, sem esportes de salto, hidroginastica faz muito bem.
 
FASE DE DOR DIÁRIA
A pessoa já percebe rangido no joelho, sente calor nos joelhos e não suporta caminhar muito ou ficar muito tempo de pé.
Tratamento: Além da fisioterapia, já se adiciona medicação à base de glucosamina e condroitina, para interromper o processo de desgaste. O MSM é um componente novo que está acompanhando formulações de Glucosamina vindas do Estados Unidos, e serve como analgésico, não como ajuda para cartilagem, mas tem boa melhora da dor.   
 
INJEÇÕES PARA DESGASTE DE CARTILAGEM - HIALURONATO DE SÓDIO
Há 7 anos já existe no Brasil um novo tratamento para artrose que consiste em injeções de Hialuronato de sódio (componente da cartilagem) no joelho através de medicação produzida nos Estados Unidos e no Japão. A clínica Osteon (Dr. Fabiano Cunha)  foi uma das primeiras clinicas no Brasil a iniciar o tratamento de desgaste de cartilagem com hialuronato, e realiza uma média de 100 -120 aplicações por mes, sempre com resultados excelentes.
O tratamento consiste de uma aplicação por semana, com anestésico, num total de 5 semanas, sendo que o cliente não precisa de nenhum preparo, nem jejum, nem repouso depois. Observamos pouquissimos efeitos colaterais, como sinovite transitória, inchaço no joelho, rangido e estralos.
O tempo de melhora ocorre logo após a segunda aplicação e dura entre 1,5 a 2 anos. Este tratamento é usado para evitar cirurgia de prótese de joelho em pacientes com doenças que não permitem cirurgia(diabetes, pressão alta) ou simplesmente querem alguma opção menos agressiva do que a cirurgia.
Ao longo dos anos, cada vez mais são os paciente tratados, e podemos afirmar que até hoje, 95% dos pacientes tem resultados excelentes, e cada vez mais se mostra ser uma opção de tratamento eficiente para evitar a prótese de joelho.
 
FASE COM INCHAÇO PERMANENTE
Nesta fase, o joelho fica inchado o tempo todo, esta um pouco deformado. As dores já intensas, muitas vezes prejudicam atividades simples, como realizar o almoço ou passar roupa, ou fila de banco, precisando sentar e tomar remédios.
Tratamento: nesta fase é necessário utilizar medicação importada, a base de Acido Hialuronico , que é fabricada no Japão ou Italia e importada para uso no Brasil. Esta medicação age reduzindo a inflamação no joelho e produzindo como que uma nova camada de cartilagem no joelho doente. Esta cartilagem também vai desgastar, e geralmente o paciente fica de 1 a 2 anos com os sintomas controlados, retomando sua vida normal. O hialuronato de Sódio fica restrito ao joelho e efeitos colaterais são poucos e raros.
 
FASE COM DEFORMIDADE E DOR INCAPACITANTE
É o ultimo estagio evolutivo da artrose e o paciente já alterou totalmente seu dia-a-dia, e se sente a pior pessoa do mundo. Com os avanços da medicina, já é possível realizar a cirurgia de PRÓTESE.
 
A CIRURGIA DE PRÓTESE
Significa retirar a parte do joelho que causa toda dor e deformidade e colocar no lugar um implante, que permitirá o retorno às atividades diárias, coisa que não fazia há mais de 10 anos! A cirurgia de prótese é hoje em dia um procedimento comum, realizado em hospital, que requer avaliação de cardiologista, e necessita de tres dias de internação. No final do terceiro dia todos os pacientes saem do Hospital andando, e iniciam fisioterapia. No fim do quarto mês já retomaram todas as atividades do dia-a-dia, exceto esportes, que ficará restrito a caminhadas e hidroginástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário