18/12/2016

Vesícula Biliar é o órgão da coragem e decisão

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E COLELITÍASE

Definição: Cálculos (pedras) na Vesícula Biliar.

A vesícula biliar é um órgão que armazena e liberta a bile (um líquido viscoso), produzida pelo fígado (para digerir as gorduras. Quando o alimento passa do estômago para o intestino, hormonas dão o sinal para a vesícula  contrair-se e enviar a bile, essencial na quebra das partículas gordurosas.

Tudo se complica quando pequenos resíduos sólidos –  as pedras –  precipitam-se na bile. Depositados no fundo da vesícula, eles formam cálculos (as tais pedras) capazes de causar problemas de digestão e comprometer órgãos vitais, como o pâncreas.

A bile é composta por diversas substâncias que convivem em perfeita harmonia. As principais são: colesterol, sais biliares e os fosfolipídeos. Juntos em quantidades proporcionais mantêm a bile em estado líquido . Quando o colesterol ou os sais biliares são produzidos em excesso pelo fígado por alguma razão , há precipitação desta substância formando pequenos grânulos. Estes grânulos são o início das pedras. Cerca de 90% das pedras são formadas de colesterol. O restante é composto de sais biliares (bilirrubina).

Quadro clínico:
Os sintomas são basicamente dois: sensação de peso no estômago  e cólica biliar.

Na cólica biliar a dor costuma iniciar-se subitamente e termina gradativamente,  geralmente é intensa, contínua, com períodos de exacerbação do lado superior direito do abdómen, as vezes irradiando para as costa, na região entre as escapulas.
É frequente a presença de náuseas e vómitos.

FISIOPATOLOGIA SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

FUNÇÕES DA VESÍCULA BILIAR

(DAN) A Vesícula Biliar (Dan) ocupa um lugar importante entre os sistemas Yang porque é o único que não lida com os alimentos, líquidos e produtos excretáveis, mas armazena a bile, que é um produto refinado. Além disto, não se comunica com o exterior directamente, como acontece com os outros sistemas Yang (através da boca, recto ou uretra), nem recebe os alimentos ou transporta a nutrição, como fazem os outros sistemas Yang. Na verdade, pelo facto de armazenar substâncias refinadas, a Vesícula Biliar (Dan) assemelha-se a um sistema Yin.
É considerada como uma Víscera Curiosa, pois parece ser uma Víscera (Yang) na forma, uma vez que é oca, porém apresenta funções Yin, como se fosse um órgão (Zang), pois armazena um fluido puro, a bile.

O Fígado (Gan) e a Vesícula Biliar (Dan) estão intimamente ligados, o que torna muito difícil separá-los nas suas funções e  desarmonias. Desse modo, as alterações da Vesícula Biliar estão frequentemente associadas com as do Fígado e vice-versa.
Se a desarmonia do Fígado estiver associada com formação irregular da bile, afectará a Vesícula Biliar, e se a desarmonia desta Víscera estiver associada com distúrbio do ritmo de armazenamento da bile, isto poderá afectar o Fígado, pois os dois sistemas estão frequentemente envolvidos nos distúrbios, tais como, icterícia, hepatite, colecistite, colelitíases e distúrbios digestivos, incluindo o vômito de material azedo.

Para o tratamento das manifestações acima, devem ser usados os pontos de ambos os Canais do Fígado e da Vesícula Biliar. Quando o Qi está estagnado, a Vesícula Biliar perde a função de drenagem e de dispersão, afectando as funções do Estômago e do Baço/Pâncreas.

A circulação anormal do Qi da Vesícula Biliar, causa dor nos hipocôndrios, assim a subida anormal de Qi da Vesícula Biliar, provoca um gosto amargo na boca e regurgitação de líquidos amargos; por outro lado, o extravasamento da bile para os tecidos, provoca icterícia.
A Bile é denominada também de “Substância Essencial”,  “a Vesícula Biliar é a Residência das Essencias do Aquecedor Médio”.
A Vesícula Biliar é também denominada de “Órgão Extraordinário”, porque há diferença com os outros órgãos, uma vez que nela se armazena os líquidos puros e límpidos.

Na Medicina Tradicional Chinesa, considera-se que a função da Vesícula Biliar está relacionada aos factores emocionais. Portanto, quando ocorre transtornos mentais, com sintomas e sinais de medo, terror e insónia, recorre-se à regulação da função da Vesícula Biliar. Desta forma, o Fígado e a Vesícula Biliar estão intimamente ligados nos aspectos emocional e intelectual.

O Fígado é o responsável pelo raciocínio e a Vesícula Biliar pelas decisões e  julgamentos. Por isso, a deficiência ou a desarmonia do Fígado podem ser acompanhadas de indecisão e timidez, e o medo associado com a desarmonia da Vesícula Biliar tende a estar associado com a indecisão.

As funções da Vesícula Biliar(Dan) são: - armazenar e excretar a bile - controlar o julgamento - controlar os tendões

1. ARMAZENAR E EXCRETAR A BILE _  A Vesícula Biliar recebe a bile do Fígado, que a mantém pronta para excretar quando for necessário durante a digestão. A sua função é idêntica à da medicina ocidental. A excreção da bile pela Vesícula Biliar é uma expressão do desempenho do Fígado na garantia do fluxo suave do Qi, uma vez que o Fígado proporciona o Qi necessário para a secreção biliar. Sob condições normais, o fluxo suave da bile auxilia as funções do Estômago (Wei) e do Baço (Pi) na digestão.
Na patologia, quando o Qi do Fígado está estagnado e a bile não flui suavemente, tanto as funções do Estômago (Wei) como do Baço (Pi) podem ser afectadas. Em particular, a habilidade do Estômago (Wei) para direccionar o Qi em descendência será dificultada, provocando náusea e eructação

2. CONTROLAR O JULGAMENTO Enquanto se considera que o Fígado controla a habilidade no planejamento da vida, a Vesícula Biliar controla a capacidade de tomar decisões. As duas funções devem ser harmonizadas. Além de controlar a decisão e a execução, a Vesícula Biliar fornece ao individuo coragem e iniciativa. Por esta razão, há várias expressões em chinês, tais como “Grande Vesícula Biliar”, que significa “coragem” e “Pequena Vesícula Biliar”, que significa “timidez ou covardia”.

Esta é uma função importante da Vesícula Biliar sob o aspecto psicológico.Controla o espírito de iniciativa, a “direção” e a coragem para tomar decisões e fazer mudanças. Embora o Rim(Shen) também controle a “direção” e a vitalidade, a Vesícula Biliar(Dan) fornece a capacidade de transformar esta direção e vitalidade  Numa acção positiva e decisiva.

Desta forma, a deficiência da Vesícula Biliar(Dan) pode causar indecisão, timidez e um indivíduo afectado poderá facilmente ser desencorajada ao menor sinal de adversidade.

A Vesícula Biliar (Dan) proporciona a coragem para a mente, governada pelo Coração (Xin), para satisfazer as decisões. Isto reflecte o relacionamento Mãe-Filho existente entre a Vesícula Biliar (Dan) e o Coração (Xin) de acordo com os Cinco Elementos. Nos casos de debilidade da Mente proveniente de deficiência do Coração (Xin), é necessário quase sempre tonificar a Vesícula Biliar(Dan) para dar sustentação ao Coração(Xin).

3. CONTROLAR OS TENDÕES Esta função é quase idêntica à função do Fígado(Gan) de controlar os tendões. O único sinal de diferença está no facto de que o Fígado(Gan) nutre os tendões com seu Sangue(Xue), enquanto a Vesícula Biliar proporciona Qi para os tendões de maneira a que estes possam ter movimentos e agilidade adequados. Isto explica por que o ponto influente para os tendões, Yanglingquan VB-34, está sobre o Meridiano da Vesícula Biliar

4. SONHOS A Vesícula Biliar apresenta uma influência sobre a qualidade e a duração do sono, de maneira que, se for deficiente, o indivíduo acordará cedo de manhã e não será capaz de adormecer novamente.  “Quando a Vesícula Biliar (Dan) for deficiente, sonha-se com luta, processos e suicídio.”

5. RELAÇÃO COM OS CINCO ELEMENTOS Cada um dos Cinco Movimentos tem as suas próprias características. A Colelitíase está relacionada principalmente ao elemento Madeira, cujo órgão (Zang) correspondente é o Fígado (Gan) e a Víscera (Fu) é a Vesícula Biliar (Dan). A estação correspondente ao elemento Madeira é a Primavera e o factor ambiental é o Vento.

O factor causal principal da Colelitíase é a Humidade que invade o corpo, associado ao Calor. A emoção é a raiva ou a fúria, o temperamento é a irritabilidade, o desencadeamento é a decisão (controle) , os órgãos dos cinco sentidos são os Olhos e os tecidos são os Tendões e Ligamentos, ao horário das 23 horas à 1 hora, o aspecto psíquico é a alma (Hum), a característica é a flexibilidade e as cores são o verde e azul. Na natureza, na Primavera tem muito vento, as plantas germinam e tornam-se verdes, as frutas tem um sabor ácido (características do movimento Madeira).

PADRÕES DE DESARMONIA DA VESÍCULA BILIAR
1-Etiologia Geral
• Dieta Um consumo excessivo de alimentos oleosos e gordurosos conduz à formação de húmidade, que pode  alojar-se na Vesícula Biliar (Dan).
• Emoções A Vesícula Biliar (Dan), assim como o Fígado (Gan), é afetada pela fúria. Fúria, frustração e ressentimento reprimido por um longo período, podem afectar a circulação de maneira que o Qi não consiga fluir suavemente e se torne paralisado, resultando na Estagnação do Qi do Fígado (Gan) que, por sua vez, pode produzir calor, que afecta a Vesícula Biliar (Dan). A fúria reprimida por um longo período pode originar o Fogo no Fígado (Gan) e na Vesícula Biliar (Dan), com sintomas de irritabilidade, gosto amargo na boca, sede, cefaleia, zumbido, surdez, tontura, rubor facial, hiperemia da conjuntiva, sonho com distúrbios do sono.
A cefaléia é causada pelo aumento ascendente do Qi e do Fogo do Fígado (Gan), em direção à cabeça, sendo intensos e com pulsação, normalmente nos olhos ou nas têmporas e em direção aos ouvidos, causando zumbido e surdez, com início repentino.
O gosto amargo na boca é causado pelo aumento do Fogo do Fígado (Gan) em direção à garganta e à boca, estando presente durante todo o dia.
• CALOR-HUMIDADE  na VESÍCULA BILIAR (Dan) (Padrão de Excesso) Manifestações Clínicas: Dor e distensão no Hipocôndrio, náusea, vômito, inabilidade para digerir gordura, compleição amarela, urina escassa e amarelo-escura, febre, sede sem o desejo de ingerir líquidos, gosto amargo na boca.
Neste padrão básico, há sempre uma deficiência do Qi do Baço (Pi), conduzindo à formação da humidade que obstruí a Vesícula Biliar (Dan)). A húmidade da Vesícula Biliar (Dan) interfere no fluxo suave do Qi do Fígado (Gan), que estagna e causa dor no hipocôndrio e uma sensação de distensão.
Náusea e vômito são causados tanto pela estagnação do Qi do Fígado (Gan) invadindo o Estômago (Wei), como pela humidade impedindo o Qi do Estômago (Wei) de descender. Gosto amargo, febre, urina escura, sede, são todos sintomas de Calor. Há sede devido ao calor, mas não o desejo de ingerir líquidos (ou desejo de ingerir em pequenos goles), devido a presença de humidade.

A partir do ponto de vista ocidental, esse padrão é frequentemente observado na colelitíase (pedras na Vesícula Biliar).
A partir da perspectiva chinesa, as pedras são uma forma extrema de húmidade, no  seu estado mais substancial. São formadas por um longo período a partir da húmidade, sob acção de “vaporização e fermentação” do Calor.
Assim, as pedras são sempre consideradas uma manifestação da húmidade-Calor ou Fleuma (Tanyin)-Fogo.

TRATAMENTO:
O princípio do tratamento é resolver a húmidade, eliminar o calor na Vesícula Biliar (Dan), estimular o fluxo suave do Qi do Fígado (Gan),
• Acupuntura sistémica e auriculoterapia
• Dieta pobre em gorduras, fritos, produtos lácteos e conservas
• Promover o autocontrole da agressividade e frustração através de meditação
• Fitoterapia chá de cardio-mariana. O cardo-mariano tem sido usado medicinalmente desde o século 4 a. C. O uso no tratamento de doenças hepatobiliares data do século 18, e o uso como um hepatoprotetor (protector do fígado) é mencionado em referencias historicas da Grécia antiga. Observou-se que o cardo-mariano era útil contra a icterícia e para remover obstruções do fígado e da vesícula biliar;
Decocção: Ferver duas colheres de sopa de folhas do cardo mariano junto a ½ litro de água, durante 5 minutos. Beba em pequenos goles.
Contra indicações e efeitos colaterais O chá de cardo mariano é contra-indicado para crianças, indivíduos hipertensos ou que tenham problemas renais, úlcera e gastrite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário