21/01/2010

Como identificar o manipulador

 
"A pessoa manipuladora é, antes de tudo, invisível", diz a terapeuta comportamental e especialista em programação neurolingüística Isabelle Nazare-Aga. Segundo ela, só o tempo e a convivência permitem reconhecer o(a) típico(a) manipulador(a). Porém, com o hábito e a observação, torna-se possível identificá-lo(a) cada vez mais rapidamente.

A terapeuta concluiu em seu estudo que as características de manipuladores do sexo masculino e feminino são exatamente as mesmas. De acordo com as estatísticas, quase todo mundo já teve ou tem contato com, pelo menos, uma pessoa manipuladora durante a vida.

"Com algumas exceções, o(a) manipulador(a) não tem consciência de suas atitudes devastadoras. O egocentrismo dele(a) é tão forte que é incapaz de perceber o que os outros sentem", diz Isabelle. "Aqueles que são conscientes e não querem mudar, beiram a perversidade", completa.

De acordo com a psicóloga Aparecida Nogueira, no plano amoroso, a médio prazo, o tipo manipulador não consegue manter a harmonia. Discussões (em particular ou em público), clima ruim (que muitas vezes os amigos não percebem), separações, sofrimento, costumam marcar a vida de uma pessoa manipuladora.

Quando o relacionamento desse tipo acaba, geralmente, não fica nem amizade. Isso porque o(a) ex- parceiro(a) sente-se tão aliviado por ter se livrado da manipulação que é incapaz de ter bons sentimento por quem o(a) torturou.


Com quem você está lidando?

Uma das principais características do(a) manipulador(a) é só se interessar por si mesmo(a). Qualquer que seja o assunto, interrompe assim que possível para contar uma passagem que tenha acontecido com ele(a).

Se não dominar o tema da conversa, não dá atenção ao que está sendo dito e, em poucos minutos, desvia o assunto e procura uma forma de atrair os olhares para si.

Envolver-se emocionalmente com uma pessoa manipuladora é um grande risco para a auto-estima e para a própria liberdade. O parceiro manipulador, aos poucos, se coloca como líder do relacionamento, sufocando ao mesmo tempo em que se mostra cada vez menos amoroso, gentil e capaz de manter o respeito e o afeto que deram origem à relação.

A pessoa manipuladora se fortalece, essencialmente, enfraquecendo o ego de suas vítimas. Mas o exercício da manipulação é ainda pior na esfera amorosa, porque o(a) manipulador(a) atua exatamente como um(a) insaciável, sempre pronto(a) para minar a auto-confiança do(a) parceiro(a) e transformando-o(a) em mera muleta, na qual se apóia para viver.

Além de agressões verbais, críticas, atitudes de falsa surpresa diante de um erro, ele(a) também faz tudo para afastar o(a) parceiro(a) dos amigos e da família, de modo a criar um vazio em torno do(a) outro(a). Consegue enfraquecer a rede de amizades do(a) companheiro(a) e, principalmente, afastá-lo(a) de amigos anteriores à sua união.

Muitas vezes, não proíbe abertamente e, aparentemente, pode encorajar o(a) parceiro(a) a ter amigos. Mas só aparentemente. Quando isso acontece, o(a) manipulador dá um jeito de detonar a amizade e de se mostrar desagradável, fazendo com que o(a) parceiro(a) sinta-se cada vez menos à vontade e acabe se afastando de todos.


Comportamento comum dos manipuladores de ambos os sexos

...não faz promessas porque não gosta de se comprometer. Sua frase preferida é:"você não confia em mim?"

...não pede desculpas quando não cumpre o que diz ou falha nos compromissos feitos. Em vez disso, tem sempre excelentes pretextos para se explicar. Detesta ter que admitir que errou.

...não considera as necessidades da outra pessoa. Ao contrário, impõe a sua vontade com mais ou menos sutileza. Quando usa a máscara do altruísmo, fingindo preocupar-se com os outros, geralmente mostra-se ofendido(a) se alguém o(a) censura por sua desconsideração.

...é inflexível e só muda de opinião para concordar com alguém se tiver algum interesse nisso. O que, geralmente, só é descoberto meses depois.

...é capaz de se apropriar de idéias, desejos e opiniões alheias, colhendo para si o mérito que não lhe pertence.

...impõe a sua presença e adora se intrometer na vida particular das pessoas que lhe são próximas. Mas faz isso sempre com o pretexto de querer ajudar.

...não consegue deixar de dizer coisas que provocam mal-estar nas pessoas ao redor.

...muitas vezes, transmite a idéia de que se sacrifica por alguém ou por alguma causa, mas é puro marketing.

...usa a chantagem emocional para conseguir controlar os outros. Ou então faz com que as pessoas sintam-se diminuídas e acuadas, fragilizando-as.


Argumentos usados por ele(a), para afastar o(a) parceiro(a) de suas amizades:

"Não me admira que as pessoas não venham aqui em casa, você não mantém uma conversa interessante!"

"Não se pode dizer que seu grupo de colegas seja muito brilhante.

"Confesso que estou meio decepcionado. Pensava que você tivesse amigos melhores"

"Não se diria que eles são o que você diz, quando se ouve o que falam"

Como ele(a) consegue?

... atacando as pessoas, para que justifiquem sua opinião.

...desprestigiando-as em público..

... permanecendo em silêncio ou dando ares de desinteresse.

...mostrando-se impaciente, dando a impressão de que quer que as visitas se retirem o quanto antes.

...escapando da presença dos amigos indo, ostensivamente, fazer outra coisa em vez de compartilhar com eles.
 
Fernanda Dannemann

 

13 comentários:

  1. Olá, foi muito bom para mim ler o que está ai acima...
    pois,minha sogra é igualzinha,ela é muito manipuladora.
    E ela está me deixando doente,ela afasta as pessoas de perto dela,faz com que as pessoas de fora achem que ela é uma coitada...Nossa é tanta coisa,que só lendo aqui da vontade de chorar...Estou doente dos nervos ja...Não sei mais o que fazer para fingir que nada me atinge,queria poder fazer algo para me sentir bem,mais não sei mais o que fazer...Queria um conselho,ou palavras que me confortem,são 2 anos que sofro....
    Muito obrigado(a),e se vc pode me da uns conselhos de como agir com pessoas assim,ficarei mais grata ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Mantenha a maior distância possível, sem que isso pareça descaso. Tenha o menor contato possível com ela e seus problemas a ñ ser q sejam reais e q vc realmente possa ajuda-la, tipo: doença.Pois assim você vai ser sempre linda e boazinha. Mas nunca, nunca mesmo, fale mal da família dele.
      A princípio ele pode até ficar do seu lado, mas uma hora vai querer estar perto da família dele e vai culpá-la pelo distanciamento que"você causou" (ainda que vc tenha razão e ele saiba disso).
      Diga sempre que adoooora todos da família dele e qndo vc quiser falar alguma coisa, seja sutil, tipo:
      nem liguei para aquele comentário infeliz que a fulana fez... (rsrs), vc notou meu amor???
      Deixe que ela seja ruim sozinha. Quando alguém vier contar alguma coisa ñ ouça, peça licença e saia imediatamente de perto dessa pessoa se possível vá para perto do seu marido, isso vai mostrar as pessoas q vc ñ quer saber de nada q se passa com ela ou com outros da família, mantenha a cabeça erguida e caso esteja muito difícil procure orientação médica, pois as vezes alem de manipuladora ela pode ser bipolar e ai tudo será mais complicado.
      Beeijs Piletados...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Iam Ribeiro29/11/11 18:37

    Oi '
    Confeço que me indentifiquei com muitas caracteristicas ..'
    preciso de mais respostas , e ajuda !
    pois quando quero muito alguma coisa ou até mesmo não querendo , só pra provar que consigo , sei muito bem o jeito certo de convencer aquela pessoa a fazer , a me obedecer de algum jeito .
    só não sei como , mas sempre consigo oque quero .
    e quando não consigo , raramente , tento outra estrategia ou até mesmo sou um tanto falso .
    mas nunca desisto !

    se alguém quiser me ajudar este é meu Msn : iam-ribeiro@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil fazer uma avaliação, ñ sou psicóloga. Sua mente (EU) está lhe dando uma oportunidade para descobrir quem é vc. Não fique assustado. Procure um profissional da área.
      Beijs Piletados

      Excluir
  4. nossa conheço uma pessoa assim'
    cruz credo'
    me fez sofrer e geralmente sempre errava mas sempre com desculpas forçadas
    eles sao assim msm' bateu tudo q esta publicado aehh :/
    nossa foi um alivio me livrar disso me sentir com uma liberdade.
    é muito triste a vida de um manipulador
    pois eles pisam nas pessoas e depois se fazem de perfeitos :´( eles nao tem coraçao tem pedra no peito :/
    fiquem longeee de manipulaçao!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vivo a 19 anos com 2 pessoas assim,um masculino e outro feminino.É horrivel pq reflete tudo em mim,um tenta manipular o outro,um agressivo outro pacífico mas comigo agressivo. quando ela manipula por que quer algo e não consegue vem a agressividade,a chantagem, a coitadinha.Coitadinha de mim que levo daí tudo na cara pq comigo ele tem coragem de expressar o que pensa pra ela não,parece que tem medo.Tem dias que ja pensei o pior,faço tratamento depressao a 5 anos e meu médico não entende pq não melhoro!!! Gente se livrem de gente assim, ninguem merece ser manipulado , eles tem cara de pau!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto muito, pelo problema que vc está passando, gostaria que vc experimentasse esta técnica que segue abaixo e depois tire suas próprias conclusões!

      Ho’oponopono

      Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto significa “tornar certo.” ( Ho'oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Huna, que tem sua origem nos espiritualismo dos povos antigos do Havaí.) O ho’oponopono é uma técnica muito, mas muito simples... Toda vez que você sentir um “incômodo” basta dizer (ou mentalizar) as palavras: Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata....como um mantra, substituindo o seu pensamento e a aquela “tagarelice” mental que conhecemos bem quando ficamos remoendo um problema. Poderia acabar por aqui, pois o ho’oponopono é só isso mesmo! Segundo eles, devemos praticar e sentir mais e racionalizar menos...mas eu sei que nosso ego precisa de explicações para entender um pouco mais o processo para internalizar...
      Todos nós tempos a mesma essência por isso “SOMOS TODOS UM” o que nos distancia são nossas crenças individuais. Essa essência é chamada de “EU” que é a nossa verdadeira identidade, a nossa identidade própria.
      Hoje você é a soma do seu EU + Suas Crenças e condicionamentos que o ho'oponopono chama de (memórias).
      “Não sou meus átomos, eles vêm e vão. Não sou meus pensamentos, eles vêm e vão. Não sou meu ego, a minha auto-imagem muda. Sou acima e além disso; sou a testemunha, o intérprete, o self além da auto-imagem. Este self não tem idade nem limites de tempo.” (Deepak Chopra)

      O Ho'oponopono defende a idéia de limpar essas memórias, para entrarmos cada vez mais em contato com a nossa verdadeira essência, o nosso EU verdadeiro que é o puro AMOR.
      "A verdade é dentro de nós mesmos. Quando o ego morre, a alma desperta.'' Mahatma Gandhi

      Mas como limpar? Se conectado com a energia do "AMOR" o tempo inteiro. É ter consciência de que tudo que está se manifestando na nossa vida, são nossas crenças que estão atraindo. O "incômodo" é o sinal para iniciar o processo de limpeza... "Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grata" serve como um remédio para tudo que está se manifestado na nossa vida, nos trazendo experiências desagradáveis.
      E porque limpar?
      Por que paramos de "reforçar" e “validar” nossas crenças. Paramos de alimentar aquela energia cultivada durante tanto tempo...simplesmente se "desligando" de tal sentimento.
      Um exemplo:
      Você acredita que ninguém é confiável. (uma crença) A lei da atração vai atrair para sua vida pessoas "não confiáveis" para que assim esse sua crença seja reforçada e você fique cada vez mais convencido da "verdade" dessa crença! E ela fica lá...reforçada, forte e atraindo mais e mais pessoas não confiáveis para sua vida.
      Praticando o Ho’oponopono, você percebe isso. Percebe que se você atraiu uma pessoa como essa pra sua vida é porque existem memórias em você que fizeram isso, então você limpa e para de alimentá-la. E elas perdem a força... e com o tempo morrem. É como um ciclo que você quebra quando faz uso da técnica. E quanto mais você limpar...mais você entra em contato com o seu EU verdadeiro...a sua essência verdadeira. Quando entramos em contato com o EU verdadeiro, passamos a vibrar na nossa condição natural que é o amor. Quando estamos em contato com nosso EU, uma paz incrível se instala. E na paz entramos em sintonia com tudo de maravilhoso que o Universo tem a oferecer.
      Achou isso tudo muito estranho? Então experimente!
      Quando sentir qualquer incômodo na alma
      ( causado por alguém, situação, evento, sentimento...enfim qualquer coisa) ao invés de esbravejar, ou ficar remoendo tal situação...comece a ocupar seus pensamentos com essas palavras....sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata. Tenho certeza que você irá sentir uma paz profunda e uma conexão maior com Deus.
      Beijs Piletados

      Excluir
    2. Seria interessante dizer a autoria do texto sobre o Ho'oponopono, aqui postado.
      Este texto pertence ao blog Passarinhos no Telhado e a autora é Sheila Costa.
      Sou grata!

      Excluir
  6. O retrato perfeito de meu ex-marido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o seu ex-marido, era o tipo de gente tóxica.
      Beijs Piletados...

      Excluir
  7. É por isso que meu penúltimo relacionamento foi pro brejo, tanto eu quanto ela fomos manipuladores. Acabamos por disputar quem manipulava mais o outro, e no final ambos saimos destruidos.
    Foi graças a isso que eu pude parar de fazer isso com as pessoas que amo, pois fui vítima de alguém igual a mim.
    Tenho certeza de que ela tem a mesma opinião que eu...

    ResponderExcluir