19/02/2014

Homem é vítima de golpe ao tentar usar o caixa eletrônico no Banco do Brasil.





Um homem de 62 anos foi vítima de um golpe quando tentava sacar dinheiro em uma das agências do Banco do Brasil, no Centro Histórico de Petrópolis. O cartão ficou preso na máquina, e uma jovem, dizendo ser funcionária do banco, conseguiu os dados da vítima. Todo o dinheiro foi sacado. A Polícia analisará as imagens para tentar identificar a autora do crime.

José Luiz dos Prazeres, tinha ido à agência 2885, que fica na Rua do Imperador para sacar dinheiro. Ainda não eram 22h quando ele começou a ter problemas com o funcionamento dos caixas eletrônicos. “Testei o cartão em três máquinas e nas três deu que o ‘terminal estava em manutenção’. No quarto, meu cartão foi aceito, mas ele ficou preso na máquina. Uma mulher uniformizada e com o crachá do banco se ofereceu para ajudar, alegando que outros clientes teriam tido o mesmo problema ao longo do dia”, contou.

Depois de abordar José, a falsa funcionária teria usado o celular e dito estar ligando para a central do Banco do Brasil para comunicar o problema. Durante a ligação, ela solicitou à vítima dados como número de CPF, conta do banco, identidade e nome completo. José passou os dados e só foi perceber o golpe tarde demais. “Por fim, ela me disse que o meu cartão seria retirado da máquina por técnicos, que seria destruído em seguida e que até terça-feira eu receberia um novo cartão. Saí (o cartão ficou no caixa) e quando caminhava pela Rua do Imperador percebi que era um golpe. Voltei, mas ela não estava mais lá. Nem o cartão”, relatou.

José foi até a delegacia do Retiro registrar o caso, e poucos minutos depois de descobrir a fraude ligou para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) para solicitar o bloqueio do cartão. No dia seguinte, depois de ir à agência, recebeu a notícia de que a conta tinha sido “zerada”. “Fui à agência fazer o recadastramento de dados e senha. Mas eles (a mulher e possíveis comparsas) conseguiram acessar a conta e sacar o dinheiro. O banco só não me informou o valor. Disseram que iam me ressarcir”, afirmou José. Ele cobra mais segurança. “Não havia nenhum vigia na agência. O cliente fica exposto a esse tipo de ação criminosa”, destacou.

O delegado titular da 105ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ziehe, disse que vai solicitar ao banco as imagens registradas pelas câmeras de segurança para tentar identificar a autora do golpe. Segundo a descrição da vítima, se trata de uma mulher jovem, aparentando 20 anos, de pele morena e cabelos castanhos, com altura mediana, aproximadamente 1m70, bonita e bem vestida.

O presidente do Sindicato dos bancários, Luiz Cláudio Rocha, confirma a informação da vítima de que as agências de Petrópolis não contam com vigias fora do horário de expediente. “São raras as exceções, mas, especialmente nos fins de semana, não há ninguém. Nós já solicitamos aos bancos a criação do expediente, o que poderia aumentar a segurança e gerar mais empregos”, salientou Luiz Cláudio, que ainda afirma que outro banco já foi vítima de golpe semelhante ao que foi aplicado em José Luiz. “No Santander, há pouco tempo, uma quadrilha instalou um telefone na agência e um ‘chupa-cabra’ no caixa. O cartão agarrou e um falso funcionário orientou a vítima a usar o telefone. Ela ligou, forneceu os dados e foi lesada pela quadrilha”, salientou.

Em nota, o Banco do Brasil informou que prestou atendimento ao cliente e solicitou que o mesmo comunique o caso às autoridades policiais. Com a apresentação do Boletim de Ocorrência, o BB abrirá processo de apuração para ressarcimento ao cliente. O banco informou ainda que está à disposição da Polícia Civil para contribuir nas investigações e lembrou que a agência já funciona normalmente. A equipe orienta, ainda, sobre medidas que inibem a ação de criminosos: os clientes devem dispensar a ajuda de terceiros ao usar os terminais de autoatendimento; no horário de atendimento bancário, procure um funcionário devidamente identificado; a digitação da senha deve ser feita pelo próprio cliente para resguardar seu sigilo e, ao digitar seu código, coloque o corpo próximo ao teclado para impedir que seja vista por estranhos; nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar - o ideal é memorizá-la; sempre que entregar o cartão a alguém, verifique se ele foi trocado, quando recebê-lo de volta; exija que as pessoas na fila observem os limites das faixas que garantem a privacidade no uso dos terminais; Observe as mensagens apresentadas na tela do terminal. “Não aceite ajuda de estranhos”; “Não utilize telefones oferecidos por terceiros ou que estejam afixados próximos ao caixa eletrônico”; “Ligue imediatamente para um dos telefones - capitais: 4004 0001, interior: 0800 729 0001”.

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