03/04/2014

Uma história de sucesso... ... .

É a história de uma mãe que precisou mudar a filha de escola, pois ela havia sofrido bullying na que estava, e a nova escola custava 12 mil libras (R$ 40 mil por ano). Esse foi o estopim para que Julie Deane procurasse uma fonte de renda.

Por coincidência, Emily e seu irmão mais novo, Max, estavam lendo “Harry Potter” e haviam pedido à mãe bolsas de couro iguais às dos personagens do livro. Enquanto elencava oportunidades de negócios, Julie pensou em produzir essas bolsas, pois teria que começar com o que dinheiro que tinha: 600 euros. E assim surgiu a “Cambridge Satchel Company”.

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O começo

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Julie fundou a “Cambridge Satchel Company” em sua cozinha em 2008 ao lado de sua mãe. “Foi um destes negócios que foram fundados à partir de uma necessidade porque precisava juntar dinheiro para a escola de minha filha, que estava sofrendo bulling na escola atual. Eu prometi para ela, e quando você promete algo para uma criança, não há volta.”

Construindo o negócio

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Decidida pelas bolsas de couro, Deane sentou-se na mesa da cozinha e começou a procurar noGoogle por fabricantes de bolsas de mão, produtores de peças de couro, fornecedores de couro e qualquer outro fornecedor que pudesse produzir algo a partir de um “sketch” para ela. Ela vasculhou toda a internet para ter certeza que ninguém estava fazendo o mesmo que ela – algo que na era startup o pessoal chama de “ Competitor Analysis”. Quando teve certeza que sua empreitada era única, ela foi aos fabricantes para colocar a ideia em prática.

Achado o produtor da peça, Julie começou a trabalhar no protótipo. Com a a peça em produção ela partiu para construir um website.  ”Eu não sabia nada de websites, mesmo.”, diz Deane. “Mas pensei, não deve ser difícil, deve haver um curso online.” Ela achou um curso e passou 2 noites acordada aprendendo, na terceira noite fez o site. Hoje, ela dá palestras para estudantes sobre empreendedorismo.

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Deane colocou seu site e produto em toda lista grátis que podia, das páginas amarelas e blogs de mães até o Etsy e o E-bay.

Quando começou a vender peças nas cores caramelo, marrom escuro e preto, Deane começou também a engajar seus consumidores. Ela pedia a seus compradores que enviassem uma foto de suas bolsas e escrevessem um depoimento sobre o site se tivessem gostado do produto (e enviar de volta o produto se não gostassem). Ela sempre acreditou que um bom review poderia aumentar a credibilidade de seu negócio e encorajar novos consumidores a comprar. Alguns dos primeiros compradores de Deane comentaram sobre suas paixões por blogs de moda, o que mostrou um novo mundo a empreendedora.

Engajando-se com blogs de moda

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“ Eu não podia imaginar que as pessoas iam a blogs de moda com tanta frequência”.

Em um desses comentários de consumidores sobre blogs, Deane resolveu escrever pra um blogueiro. Contou ao mesmo sobre sua empresa e enviou-lhe uma foto com esperança de que houvesse interesse. Ela disse que não poderia enviar uma amostra –”…talvez em 1 ano se tudo for bem, mas enquanto isso, aqui vai uma foto”

Quando o produtor de couro trabalhou em um projeto usando couro tingido de vermelho e azul marinho, Deane fez alguns modelos coloridos. Ela nunca tinha produzido peças coloridas antes pois o pedido mínimo era equivalente a seis meses de vendas.  ”Se eu escolhesse a cor errada, não seriam boas notícias para a escola de minha filha.” Deane diz que as 2 cores produzidas na ocasião trouxeram o momento de inspiração que ela precisava.

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“No momento que coloquei-as a venda elas sumiram e ficou claro que este era o caminho”

Durante os últimos anos Deane trabalhou agressivamente com blogueiros de moda e fashionistas em ascenssão patrocinando-os e presenteando-os com modelos de suas coleções causando buzz orgânico.
A “Cambridge Satchell” construiu um forte relacionamento com estes blogueiros, inclusive produzindo peças baseadas em pedidos dos mesmos, o que permitiu que Deane pudesse aparecer na mídia tradicional. A Cambridge Satchel virou uma febre entre os fashionistas e a empresa cresceu graças aos buzz em social media e o “boca-a-boca” em blogs especializados.

Em Setembro de 2011 a “Elle” do Reino Unido entrou em contato, pedindo que Deane produzisse uma peça brilhante para um novo “trend” fluorescente que estava por vir. Sempre disposta a capitalizar-se com novas oportunidades Deane produziu as peças e enviou à blogueiros que estivessem cobrindo a semana de moda de Nova York. “Quando as luzes se apagaram e começaram os desfiles, as bolsas pularam”, diz Deane. “Assim ficamos famosos; o “New York Times” e o “New York Post” nos chamaram do “estilo de rua na semana de moda de Nova York”. 

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O sucesso no fashion week em 2011, atraiu grandes varejistas como a Sacks e Bloomingdales que trouxeram o produto as vitrines chamando-o de “ The Brit it bag” durante o Fashion Week em fevereiro de 2012.O barulho do Fashion Week não passou desapercebido, apenas alguns meses após o evento a BBH de Londres, agência do Google, entrou em contato. Eles perguntaram por fatos e pela história do negócio dizendo que a empresa estava sendo cotada para uma grande oportunidade de mídia.

Depois de assinar um enorme “NDA”, Deane descobriu que o cliente era o Google e que a Cambridge Satchel estrelaria um dos filmes da campanha “ A internet é o que você faz dela.”

Deane construiu um grande impulso para seu negócio florescer através da web, e mais especificamente através do Google. Mas, mais que isso ela viu o tráfego e as vendas crescerem exponencialmente graças ao anúncio que foi ao ar em Dezembro de 2012. O vídeo que teve cerca de 5.3 milhões de views foi responsável por parte dos 400% de aumento em vendas somente no Reino Unido.

Hoje, a Cambridge Satchels vende em mais de 190 pontos de venda, está presente em 100 países, e fatura aproximadamente 16 milhões de dólares por ano.

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As peças podem ter o nome da pessoa gravada.

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Durante o Fashion Week de Londres, Deane abriu sua primeira loja física no Londres Convent Garden. Uma loja de dois pisos, onde a parte de baixo é inteira dedicada aos blogueiros de moda.

JULIE-DEAN.


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