29/05/2014

Hospital americano vai congelar pacientes graves para ganhar tempo e salvá-los.



O Hospital Presbiteriano de Pittsburgh, nos EUA, começa,  a partir desse mês, a utilizar uma técnica de animação suspensa para tentar tratar pacientes em estado grave. Para isso, eles terão sua temperatura corporal reduzida drasticamente.

O hospital pretende testar a técnica em dez pessoas com lesões fatais, que não teriam chance de sobreviver através de tratamentos tradicionais. A técnica consiste em remover todo o sangue e substituí-lo por uma solução salina gelada, o que resfria o corpo a menos de 15 graus celsius, diminui as funções e reduz a necessidade de oxigênio.

A técnica foi desenvolvida por um médico chamado Peter Rhee, que a testou em porcos com sucesso em 2000.  Também foi observada como eficaz em humanos em acidentes.

Nos experimentos com os porcos, o médico induziu lesões fatais nos animais e aplicou a técnica em uma parte. Todos os porcos do grupo de controle morreram, como resultado dessa lesão. Aqueles que tiveram o sangue substituído por uma solução salina gelada tiveram taxas entre 30% e 90% de sobrevivência, dependente da velocidade em que tiveram seus corpos reaquecidos. Com informações da Revista científica Galileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário