28/05/2014

Londres é sondada como "plano B" para a Olimpíada do Rio, diz jornal.


O esgrimista Andrea Baldini, da Itália, comemora medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

 Os atrasos nas obras para a Olimpíada do Rio, em 2016, fez com que o Comitê Olímpico Internacional (COI) sondasse autoridades de Londres para saber se a capital britânica teria condições de sediar o evento no lugar do Rio. A informação é do jornal britânico Evening Standard. Segundo o jornal, membros do COI tiveram uma conversa informal sobre a possibilidade de Londres se tornar um "plano B" da Olimpíada de 2016.

O Comitê Olímpico critica fortemente os preparativos dos Jogos Olímpicos no Brasil. No final de abril, o vice-presidente da entidade disse que a preparação para Rio-2016 é "a pior de todas". Uma comparação com jogos recentes mostra o quanto o Rio está atrasado. Faltando dois anos para os Jogos, Londres estava com 60% das obras prontas, Atenas estava 40%. Já o Rio, neste momento, fez apenas 10% dos preparativos.
Apesar das conversas informais, a fonte do Evening Standard diz que a possibilidade do COI trocar o Rio por Londres é pequena. Deixar uma cidade-sede de fora por conta nos atrasos em obras seria inédito, mas já aconteceu de Londres substituir uma cidade durante os Jogos Olímpicos. A Olimpíada de 1908 foi transferida da Itália para a Inglaterra por conta da erupção do Monte Vesúvio.
Oficialmente, o Comitê Olímpico Internacional negou que haja qualquer conversa sobre tirar a Olimpíada do Rio ou em um plano B para 2016. "Essa notícia é totalmente sem fundamento. Não há um pingo de verdade", disse a entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário